Na certeza de que há necessidade de aumento da rerepsentação feminina na Assembeia Legislativa de Mato Grosso, a jornalista Camila Nalevaiko, moradora de Confresa-MT, foi confirmada pelo Diretório do  Partido Socialista Brasileiro (PSB) como pré-candidata a deputada estadual. O comunicado foi feito durante um encontro do partido em Cuiabá, que reuniu dezenas de filiados no estado.

Bastante conhecida e respeitada no Norte do Araguaia, Camila é uma das principais apostas do PSB, para as eleições de 2022. Ele é a autêntica representante da força da mulher de uma das regiões mais carentes de Mato Grosso.

“A Camila tem características fortes e de posicionamento, que é o que Mato Grosso e também o Araguaia precisam. Mulheres aguerridas e comprometidas com causas, para nós é motivo de satisfação e alegria tê-la em nosso grupo”, afirmou o Presidente do Partido no Estado, deputado estadual Max Russi.

A jornalista ainda analisava se aceitaria, ou não, o desafio de colocar o nome a disposição, mas depois de conversar com a família e amigos, aceitou. “Não é uma decisão simples, eu levo a política muito a sério, creio que a melhor maneira de transformar uma região, um país, melhorar a vida das pessoas, é através da política.” afirma a pré-candidata.

Moradora do Norte Araguaia há mais de 18 anos, Camila foi convidada para conhecer a última fronteira agrícola do país, trazendo seus pais que adquiriram propriedade em Canabrava do Norte. “Ajudamos a formar a fazenda, e logo depois resolvemos empreender em Confresa, através da comunicação, com o Jornal impresso Agência da Notícia e também o Site Agência da Notícia, que está no ar, há pelo menos 16 anos. Acompanhamos muitas conquistas da região, vimos uma estrada ser desenhada num guardanapo, acompanhei uma cidade “O Posto da Mata”, ser destruída, sonhamos, brigamos, lutamos e ainda estamos lutando pela conclusão do asfalto da BR-158, precisamos da conclusão da MT – 322, precisamos que o Hospital Regional, prometido por 10 anos consecutivos, saia do papel, conclui  a jornalista.

O avanço do desenvolvimento da região é reconhecido pela pré-candidata, mas, segundo ela, se comparado com outras regiões do estado, está muito atrasado. “Na minha opinião, isso acontece porque infelizmente não temos representatividade política. O Norte Araguaia tem capacidade de fazer até três deputados estaduais, pelo menos um federal. O que acontece que o povo do Norte Araguaia, não vota no povo do Araguaia? Não me considero melhor do que ninguém, me considero uma ativista da região, tenho brio, fé e coragem para dar esse passo. Como dizia Guimarães Rosa, ‘O que a vida quer da gente é coragem!’ E, eu estou muito feliz pela oportunidade, vamos conversar muito sobre as soluções para as nossas problemáticas e a conscientização de uma política feita para o nosso território”, finaliza Camila Nalevaiko.

Camila é paranaense e se mudou para Sinop-MT em 95 para morar com uma tia. Lá começou o seu trabalho na imprensa, teve como professores comunicadores que são ícones no estado, como o atual Deputado Federal Juarez Costa, foi repórter e apresentadora da TV Centro América, também atuou em Campo Verde e Primavera do Leste, somando mais de 23 anos de profissão. Também atua com publicidade e desenvolvimento humano. Ela é filha de produtores rurais, casada e mãe de duas filhas.  Essa é a primeira vez que coloca o nome à disposição para uma disputa eleitoral.