A Câmara de Cuiabá recebeu durante a 6ª Reunião Ordinária da Comissão de Transporte, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Animais desta quarta-feira (21.06), o diretor de Trânsito Michell Diniz de Paula e o diretor de Transporte Nicolau Jorge Budib para tratar do Projeto de Lei de autoria do vereador Sargento Vidal (MDB) que autoriza a circulação de veículos transportando pessoas com Transtorno de Espectro Autista nas vagas exclusivas de transporte coletivo da Capital.
Vidal, que é presidente da Comissão, destacou a importância do projeto para pais de autistas que sofrem diariamente com o congestionamento do trânsito da Capital, não compreendendo o porquê não podem transitar nas faixas exclusivas de ônibus. Muitos, devido à ansiedade, acabam sendo agressivos podendo causar um acidente.
“Acredito que o número de veículos para serem cadastrados em Cuiabá seja pequeno e cabe até uma emenda dos senhores vereadores Paulo Henrique e Rogério Varanda colocando que seja feito o cadastro junto a Semob somente de pais de autistas que sofrem com essa ansiedade alterada, por exemplo, a mãe que me procurou quando está no trânsito, o filho que é autista começa a puxar o cabelo dela pedindo para ela ir para a pista de ônibus que não tem ninguém e ela chega em casa sempre avermelhada. Ela apanha do filho que já não é uma criança tão pequena com seus 13, 14 anos que é forte. Então muitas vezes ela acaba tentando evitar passar por determinados lugares e o trajeto dela dobra”, declarou ele.
Os diretores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana pontuaram que é preciso fazer um estudo sobre a quantidade de veículos a serem cadastrados para que se possa saber o impacto que terá no trânsito.
Para tratar melhor sobre o assunto e trazer melhores entendimentos, Vidal irá realizar uma audiência pública no próximo dia 03.07 com a presença dos membros CTUMADA, os vereadores Rogério Varanda e Paulo Henrique Amorim, os diretores de trânsito e transporte da Semob Michell Diniz de Paula e Nicolau Jorge Budib, os policiais militares do Batalhão de Trânsito e os pais de pessoas com TEA.