Se o Santos tem em Marinho seu artilheiro, Diego Souza também não fica para trás pelo lado do Grêmio. O agora centroavante persegue a melhor marca de gols da carreira e reencontra o time paulista em um mata-mata de Libertadores 13 anos após o gol marcado na Vila Belmiro, na campanha do vice de 2007 do Tricolor.

Em 40 jogos disputados em 2020, Diego já soma 20 gols. Sua melhor temporada teve 21 gols com a camisa do Sport, em 2017, quando começou a jogar mais adiantado, como atacante. Já bateu por exemplo os 16 feitos pelo Grêmio em 2007, quando foi vice-campeão da América, com menos jogos.

Aquela campanha pelo Tricolor, depois frustrada pelo estrelado time do Boca Juniors na decisão, foi o mais perto que Diego Souza chegou do título da Libertadores. Em outras três participações, fora a atual, parou nas quartas com Palmeiras e também com o Vasco, ocasião em que foi eliminado pelo Corinthians no famoso duelo com o goleiro Cássio.

Diego Souza em confronto contra o Santos nas semifinais da Libertadores 2007 — Foto: Valdir Friolin/Agência RBS

Diego Souza em confronto contra o Santos nas semifinais da Libertadores 2007 — Foto: Valdir Friolin/Agência RBS

– Fiz um gol sim semifinal, um jogo muito difícil. Fizemos um jogo muito seguro dentro de casa, ganhamos de 2 a 0, abri o placar ainda lá. Mas foi muito difícil, tomamos três gols e ainda classificamos. De Libertadores, o que tiro de lição é que não dá para relaxar nunca, são jogos muito intensos, que podem acontecer muita coisa em 10 minutos. Tem que estar sempre ligado neste tipo de mata-mata – diz o camisa 29 ao ge.

Contratado no início do ano, Diego Souza retornou ao Grêmio sob desconfiança da torcida em razão da idade: 35 anos. Mas não demorou a se firmar como titular e superar as expectativas de todos, até do próprio clube. Satisfeito com o desempenho, o Grêmio já renovou o contrato do jogador por mais um ano, até o fim de 2021.

– Realmente, as coisas têm acontecido da melhor maneira nesse ano, um ano totalmente diferente com a pandemia. É uma ideia que vem amadurecendo com o tempo na minha cabeça e da minha família, conversamos muito sobre isso. Tinha colocado uma data de quando eu queria parar de jogar. Para que pudesse dar o melhor neste tempo, para que estivesse satisfeito e realmente pudesse parar de uma maneira favorável, que eu olhe para trás e sinta orgulho. Vou me dedicar a minha vida de pai, filho e outras coisas – detalha.

GRÊMIO X SANTOS – QUARTAS DE FINAL DA LIBERTDORES

  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
  • Data e horário: quarta-feira (09/12), às 19h15.
  • Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique, Luiz Fernando, Jean Pyerre (Pinares) e Pepê; Diego Souza.
  • Desfalques do Grêmio: Alisson, Leonardo e Paulo Miranda (machucados).
  • Provável Santos: John, Pará, Laércio (Lucas Veríssimo), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga (Jean Mota).
  • Desfalques do Santos: Luiz Felipe (suspenso), Carlos Sánchez, Vladimir e Raniel (machucados).
  • Arbitragem: Árbitro: Juan Benitez , auxiliado por Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar. No VAR, Eber Aquino. Todos do Paraguai.
  • Tempo real: o ge acompanha todos os lances em tempo real. (Globo Esporte)