O vereador Diego Guimarães (Cidadania) apresentou, durante sessão ordinária desta quinta-feira (18) na Câmara, nova denúncia envolvendo a saúde bucal de Cuiabá. O parlamentar afirma que, segundo apurando, unidades localizadas nos bairros Jardim Vitória, Pascoal Ramos e Osmar Cabral não estão atendendo por falta de limpeza.
“As unidades ontológicas do município de Cuiabá continuam paralisadas. As unidades continuam com problema de limpeza, não tem empresa que faça limpeza nas unidades e, por isso, os odontólogos não estão conseguindo prestar seu serviço a contento. Não bastasse a falta de insumos básicos, agora, o problema é limpeza. Não há uma empresa especializada para fazer a limpeza. A saúde bucal está paralisada. Apresentei requerimento pedindo a convocação da secretária de Saúde, Suelen Alliend, para explicar por que a saúde de Cuiabá está tão bagunçada. Alguma medida rápida e efetiva precisa ser tomada”, disse o vereador.
Conforme Diego, a unidade do Jardim Vitória está atendendo só emergência. Pascoal Ramos somente dá continuidade aos tratamentos eletivos que haviam iniciado antes da pandemia, porém, “pode parar a qualquer momento, pois estão com baixo estoque de insumo”. No Osmar Cabral, o atendimento está suspenso por falta de limpeza. A situação do Tijucal seria a mesma.
“Esses, meus assessores conseguiram ligar, mas pelas informações que colhemos, está tudo paralisado”, disse Diego.
Outro lado
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota, afirmou que todas as clínicas odontológicas estão funcionando normalmente e em momento algum tiveram os trabalhos paralisados por problemas com limpeza.
“A SMS possui 61 unidades odontológicas espalhadas por todo o município. O contrato da empresa que realizava a limpeza em 4 unidades (Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Verdão, do CEO Vitória, do CEO Tijucal e do CEO Osmar Cabral) foi finalizado e até a substituição da empresa a coordenadoria da Saúde Bucal providenciou a limpeza das unidades, sem prejuízo aos atendimentos dos pacientes. A nova empresa já assumiu a limpeza das unidades citadas”, traz trecho da nota.