ACIR NOVACZYK
Quando a avaliação é realizada por um especialista, a soma dos sintomas colhidos durante a entrevista médica e dos sinais encontrados durante o exame físico pode ser suficiente, em muitos casos, para estabelecer uma suspeita real da presença de endometriose.
Após esta etapa, os exames especializados são solicitados e, antes de definir o melhor tratamento, é importante avaliar precisamente a possível extensão da doença por meio de métodos diagnósticos, como a ressonância ou ultrassonografia de mapeamento.
No entanto, apesar da constante evolução e excelente qualidade e sensibilidade dos métodos de diagnóstico por imagem, a videolaparoscopia ainda é mais preciso método diagnóstico da endometriose.
A videolaparoscopia permite, em um único procedimento, confirmar visualmente o diagnóstico da endometriose, coletar amostras de tecido para exame microscópico, que irá confirmar com certeza o diagnóstico, e ainda tratar a doença removendo todos os focos visíveis, independentemente de sua localização.
Entre as principais indicações de tratamento cirúrgico da endometriose, destacam-se a infertilidade, os endometriomas grandes (cistos de endometriose em ovários), dores intensas e incapacitantes que não respondem ao tratamento clínico, lesões profundas que comprometem o intestino, a bexiga e os ureteres com sintomas ou riscos de obstrução destes órgãos, ou falhas de resposta aos tratamentos clínicos.
A decisão de realizar a cirurgia para endometriose deve ser feita com um médico especializado, levando em consideração a gravidade dos sintomas, a idade da paciente, o desejo de engravidar e outros fatores individuais. Cada caso é único.
No tratamento da endometriose, a abordagem laparoscópica é indispensável, pois proporciona melhor visualização dos órgãos pélvicos, em especial dos espaços mais profundos, utilizando câmeras de altíssima resolução e com grande poder de aumento, detalhando muito mais do que o olho humano poderia detectar em uma cirurgia “aberta”.
A remoção de focos de endometriose profunda com a técnica da Preservação Nervosa, tão importante para preservar a função dos órgãos pélvicos como a bexiga e o intestino, é mais precisa e mais completa quando realizada pela via laparoscópica. Estas são as razões pelas quais indicamos sempre esta via para o tratamento da endometriose.
Não seja uma prisioneira de sua dor!
Acir Novaczyk é ginecologista.
(MidiaNews)