A CBF desmente a versão do vice-presidente do Flamengo, Rodrigo Dunschee, de que não houve debate sobre o público retornar às competições nacionais na reunião do Conselho Técnico. Dunshee afirmou no Seleção SporTV de quinta-feira (9) que não há ata da reunião. A informação da entidade é de que a reunião foi virtual, está gravada, teve a participação dos vinte clubes e só não tem assinaturas coletadas, porque a presença foi por meio de computadores e telefones celulares. As informações são do analista PVC para o Globo Esporte.

Mas todos os clubes tiveram acesso ao documento, que de fato está no “Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios.” Os dezenove clubes avalizam que o assunto foi discutido na reunião do Conselho Técnico. Rodrigo Dunshee diz que não há ata nem assinaturas. A CBF afirma que o encontro está gravado na sede da entidade.

Com base em tudo isto e na ameaça de o Brasileirão ser paralisado, em função da polêmica, a partir da próxima semana, os dezenove clubes entram com ação no Pleno do STJD para tentar cassar a liminar de posse do Flamengo. Entram como terceiros interessados, com pedido de reconsideração de liminar concedida. “Objetivo: reconsiderar e revogar a concessão liminar que o STJD concedeu ao Flamengo na liberação de retorno do público aos Estádios nos jogos sob o mando do Flamengo.”

A expectativa da CBF é de que o pleno se veja obrigado a revogar a liminar pela pressão dos outros dezenove clubes. Não está claro se o Atlético, que possui uma liminar igual, mas promete só utilizá-la se o Flamengo usufruir da decisão judicial, também assinará o documento.

É diferente a situação das competições nacionais da Libertadores. No caso do Brasileirão e Copa do Brasil, o Conselho Técnico — de acordo com o depoimento de 19 clubes — debateu e deliberou o retorno do público de maneira conjunta. Daí a publicação do protocolo. A Libertadores tem outro tipo de regulamento. O Palmeiras enfrentará o Atlético sem público em São Paulo e com público em Belo Horizonte. A questão é a aprovação de um regulamento do qual todos os participantes tinham conhecimento. (PVC/Globo Esporte)