Se está afim de sair da casa dos seus pais, ou não aguenta mais morar onde está atualmente e está super ansioso para alugar uma casa e receber as chaves do seu novo lar em suas mãos, tenha calma! Sei que a ideia de alugar o primeiro imóvel que te agradou parece muito tentadora, porém esse é um passo muito importante e requer bastante pesquisa antes de fazer as malas, mas pode ficar tranquilo que vamos ajudá-lo na hora de fazer a melhor escolha possível para que você não se arrependa.

 

1º – Gastos

Esse é um dos tópicos mais comuns nos artigos de imóveis e não é à toa, ter um controle financeiro é de extrema importância, até porque ninguém quer passar por dificuldades e acabar sem dinheiro para pagar as contas, acabando em uma bola de neve de dívidas.

Então faça uma planilha organizando todos os seus gastos, coloque a média do valor que você paga na água, luz, telefone, internet, mercado e até mesmo aqueles gastos com coisas supérfluas do dia-a-dia, para saber qual o seu gasto mensal e ter uma noção de quanto você pode pagar pelo aluguel. Para que tenha dinheiro o suficiente para passar o mês sem ter dificuldades, pagando todas as contas e o aluguel, o aconselhável é que você divida a sua renda mensal em três partes, a primeira sendo para as contas da casa incluindo o mercado, a segunda inteiramente para o aluguel e a terceira e última deixe de reserva para emergências, pode colocar na sua poupança assim você tem um fundo de emergência.

 

2º – Qual é o imóvel perfeito para mim?

Agora que têm em mente o valor que pode pagar por mês no seu imóvel, está na hora de escolher a região em que você vai morar e qual o tipo de imóvel vai escolher. Você tem preferência em encontrar casas para alugar em Cuiabá, apartamentos, sobrados?

Somente quando você estabelecer a região e decidir qual tipo de imóvel vai suprir todas as suas necessidades você pode seguir para o terreiro paço.

 

3º – Visite o imóvel

Vamos supor que você já tem algumas opções para o seu novo lar, mas antes de escolher e finalmente se mudar para o aconchego da sua casinha, não vá com tanta sede ao pote!

Visite o imóvel, verifique todos os cômodos, veja se não há nenhuma irregularidade na estrutura, se a luz e água estão ok e se realmente ele é um local que você gostaria de passar a vida, lembrando que visitar o imóvel em horários diferentes do dia é sempre bom, para que você possa ver se o imóvel recebe a luz do sol e se as janelas e portas fazem o ar circular em todos os cômodos, evitando que a casa venha a ter mofo ou outros problemas relacionados à isso.

Assim você evita que após a sua mudança se depare com algum problema na casa, evitando  transtornos e dores de cabeça. Por exemplo, vamos supor que já que você está visitando um sobrado e encontra um uma das paredes uma mancha de umidade, então você informa o proprietário e ele  solicita o serviço para consertar o imóvel, antes da sua mudança, evitando que posteriormente a sua mudança você passe por problemas.

4º – Formas de pagamento

Agora você já escolheu o imóvel perfeito e está de malas prontas para se mudar para a sua casa nova certo! É aí que entra a parte do pagamento.

Já decidiu como vai pagar o aluguel?

Por mais incrível que pareça, hoje em dia muitas pessoas acham que só existe um tipo de pagamento quando se trata de aluguel, dando o dinheiro em espécie direto na mão do proprietário, mas não é bem assim que as coisas funcionam, existem ao menos 4 formas de pagamento e aqui vamos mostrar um pouco sobre cada uma para que você possa ver qual é a melhor.

  • Fiador
  • Seguro Fiança
  • Credpago
  • Título de Captlização

Se seguir todos os passos e fazer uma boa pesquisa detalhada, com um bom planejamento financeiro, não tem motivos para que futuramente você se arrependa da sua escolha ou passe por dificuldades financeiras.

Para se levar uma boa vida e conquistar sua independência não é necessário que você compre uma propriedade logo de cara, você pode tranquilamente ir em busca de um aluguel de apartamento em Cuiabá e finalmente ter o seu cantinho, mas tenha cuidado para não fazer uma péssima escolha e se arrepender, então siga as dicas para que dê tudo certo.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Gostou desse artigo e saber dos detalhes para que você não se arrependa da sua escolha? Então compartilhe em todas as suas redes sociais!