Motorista que passaram na tarde desta segunda-feira (11) pela MT-251, estrada que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá), foram supreendidos por um deslizamento de terra no trecho do Portão do Inferno, que tomou parte da pista. Apesar do perigo, nenhum acidente foi registrado no local e os motoristas conseguiram desviar a tempo do obstáculo.
O desmoronamento ocorreu no início da tarde. A Polícia Militar enviou uma equipe até o local para sinalizar o trecho e o Corpo de Bombeiros também foi acionado para ajudar na remoção das pedras da via. De acordo com as informações apuradas pela reportagem, a Prefeitura de Chapada enviou uma pá carregadeira para fazer a limpeza da MT-251, que foi parcialmente interditada até todo o entulho ser removido. A via voltou a ser liberada por volta das 16h30.
A iminência de desmoronamento é ainda mais preocupante no final de ano, uma vez que aumenta a circulação de carros na via e há um registro maior de tempestades, devido ao período chuvoso.
Técnicos da Defesa Civil e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) foram até o local apurar o risco de outros deslizamentos no local. Por meio de nota, a Pasta informou que solicitou que uma consultoria terceirizada elabore, com urgência, um relatório quanto aos riscos geológicos no local.
Conforme a Sinfra, embora seja uma rodovia estadual, a MT-251 está inscrita dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, e, portanto, precisa de autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para realizar as intervenções necessárias.
A Sinfra-MT reforçou, ainda, que está tomando as medidas que lhe cabem para resolver o problema. “No mês de novembro, a Sinfra-MT encaminhou um relatório à administração do Parque apontando os locais com riscos de acidente geotécnico. Na manhã desta segunda-feira (11), antes do deslizamento, ocorreu uma reunião com o ICMBio para discutir tanto a questão ambiental quanto a segurança da rodovia”, ressalta trecho da nota.
(Rdnews)