A desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), desligou o tenente coronel Sávio Pellegrini Monteiro do setor de segurança do órgão na manhã desta quarta (22), após a divulgação dos vídeos mostrando a agressão do militar contra um adolescente de 17 no condomínio onde ambos moram, em Cuiabá. Segundo sua assessoria, a desembargadora desconhecia as denúncias e processos que pesam contra o militar, e que ele já estava no TJ quando ela assumiu a presidência.
Segundo a assessoria, o ato com o desligamento do militar deverá ser publicado no Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira (23).
As agressões teriam ocorrido no dia 18 de setembro.
Após as divulgações das imagens, a Corregedoria-Geral da Polícia Militar instaurou uma sindicância para apurar a agressão do tenente coronel. A Polícia Civil informou que o oficial chegou a ser levado à delegacia, mas foi foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
“A Corregedoria Geral da Polícia Militar tomou ciência sobre o caso e informa que um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi confeccionado (TCO). A instituição informa que já instaurou o devido procedimento legal cabível de apuração”, diz nota encaminhado pelo órgão à reportagem.
As agressões
O fato teria ocorrido após uma discussão entre o adolescente e o tenente coronel. O militar, segundo imagens do circuito interno de segurança, estaria carregando uma cadeira quando esbarrou no menor. Após ser atingido, Pellegrini teria questionado o menor se ele “não o tinha visto”.
O adolescente teria respondido negativamente e ambos iniciaram uma discussão. Logo depois, o oficial deixa a cadeira, volta e dá um soco no adolescente.
Depois da confusão o tenente coronel foi orientado a ir para o seu apartamento. Após ter ficado sabendo da agressão contra o filho, Yuri Bastos teria ido ao imóvel do oficial e o agredido.
Porém, o ex-secretário negou que invadiu o apartamento e explicou que foi ao imóvel acompanhado da PM.
No local, segundo o ex-secretário, ele foi ameaçado pelo tenente coronel de morte.
Veja vídeo