No próximo domingo é comemorado o Dia do Trabalhador (1° de maio) e por conta disso o comércio de Cuiabá e Várzea Grande não podem funcionar, conforme informou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O motivo de acordo com a CDL é uma determinação prevista na Convenção Coletiva do Trabalho firmada entre os sindicatos patronais e empregados para o ano de 2022.
O feriado em questão é uma das datas do ano que o colaborador não pode ser convocado para dia útil de trabalho, isso vale tanto para o comércio de rua quanto para o de shoppings, a exceção fica para as atividades consideradas como essenciais, tais como os postos de combustíveis, gêneros alimentícios e farmácias. Então fica da seguinte maneira.
Comércio de Rua
Estarão abertos somente os que possuem convenções coletivas específicas com caráter essencial como alimentação, saúde e transporte.
Shoppings
Abertura das 11h às 22h para restaurantes, entretenimento e lazer.
História
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.