Os deputados estaduais de Mato Grosso devem votar nesta segunda-feira (5)  o Projeto de Lei (PL) 172/2021, que reconhece as atividades educacionais, escolares e afins, como essenciais no Estado de Mato Grosso, durante o período que perdurar a pandemia da covid-19.

A proposta é de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB). O projeto reconhece como essencial as atividades educacionais, aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino; municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico.

“Tais fatos estão devastando a vida educacional dos alunos, atrasando a sua formação e reduzindo a convivência escolar, que é de fundamental importância na vida destes e também evitando o fechamento dos estabelecimentos de ensino em todos os níveis”, disse o deputado.

É uma contradição que instituições de ensino permaneçam fechadas enquanto outros estabelecimentos – “que movimentam muito mais pessoas, inclusive em ambientes com menor potencial de controle como ônibus, supermercados e etc”, diz trecho do projeto.

A votação do projeto foi solicitada pelo Movimento Escolas Abertas Cuiabá, que garante que as instituições de ensino podem operar com a adoção de medidas de prevenção como distanciamento de pessoas e constante utilização de álcool em gel nas mãos.