A Academia Mato-grossense de Letras recebeu 11 registros de candidaturas para as duas vagas de imortais disponíveis. As inscrições foram encerradas nesta segunda-feira (12) e a partir desta terça-feira (13) as Comissões de Admissibilidade e de Mérito vão começar a analisar a documentação e as obras dos candidatos.
Conforme a presidente da Academia, Sueli Batista, o número de inscritos superou as expectativas e a alta concorrência deve acirrar a disputa pelos votos. “Serão concorridas as disputas, não só pelo número dos inscritos, mas também pelos méritos”, frisou a presidente da AML. De acordo com a assessoria, todos os candidatos inscritos receberam a lista dos acadêmicos com seus dados e já começaram a fazer os contatos. Entre os nomes, estão jornalista, poetas e escritores e até um deputado estadual.
A votação para definir quais dos 11 inscritos vão ocupar as duas cadeiras vagas na academia está prevista para ser realizada no dia 7 de agosto.
Para a cadeira 2, cujo patrono é Joaquim da Costa Siqueira, político, escritor e cronista e a última ocupante foi a advogada, professora e escritora, Marília Beatriz de Figueiredo Leite, falecida no dia 3 de setembro de 2020, foram seis nomes inscritos. (veja lista abaixo).
Já para a cadeira 26, cujo patrono é o médico, político e intelectual Joaquim Duarte Murtinho, sendo o último ocupante o professor e escritor Benedito Pedro Dorileo, foram cinco candidatos registrados.
Candidatos para a Cadeira 2
Caio Augusto Ribeiro
Celso Ferreira da Cruz Victoriano
Gabriel Augusto Leal
Kleiber Leite Pereira
Marli Walker
Rui Matos
Candidatos para a Cadeira 26
Allan Kardec Pinto Acosta Benitz
Antônio Ernani Pedroso Calháo
Bruno Lima Barcellos
Josué Ribeiro da Silva Nunes
Mário Cézar Silva Leite