O plenário da Câmara dos Deputados foi esvaziado por policiais legislativos nesta terça-feira (9) após o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) ocupar a mesa diretora e se recusar a deixar o local. A TV Câmara interrompeu a transmissão ao vivo, e jornalistas foram retirados do ambiente, impedidos de acompanhar os desdobramentos.
O ato ocorreu no momento em que a Casa iniciaria a sessão que pode votar um projeto sobre redução de pena para condenados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro. A sessão estava na fase de Pequeno Expediente, destinada a pronunciamentos, sem votações previstas.
A tensão tem como pano de fundo o anúncio feito pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que os deputados analisariam um pedido de cassação do mandato de Glauber Braga. O parlamentar é acusado de agressão a um manifestante no âmbito da Câmara e teve um parecer favorável à cassação aprovado pelo Comitê de Ética em abril. Seu recurso foi negado posteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça.
Segundo o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), Glauter Braga está indignado com a decisão “surpresa” de Motta de incluir a análise da cassação na pauta desta quarta-feira (10). Imagens obtidas pela TV Globo mostram agentes legislativos dialogando com o deputado durante o impasse.
A sessão permanece interrompida, e a decisão sobre o caso de Glauber Braga ainda depende de deliberação do plenário.
(CNN)

