O deputado estadual Valdir Barranco criticou a postura eleitoreira e desrespeitosa do deputado federal e candidato a prefeito de Cuiabá Abílio Brunini e seus aliados que, às vésperas do segundo turno da eleição em Cuiabá, apresentaram um projeto na Assembleia Legislativa para fingir que vão tentar derrubar a lei conhecida como Transporte Zero. A lei que proíbe a pesca e a venda das espécies mais importantes de peixe em Mato Grosso desde o começo do ano prejudica milhares de famílias, que passam fome com a falta do peixe. Ele lembrou ainda que o deputado estadual e candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral lutou contra a aprovação a lei, e sempre defendeu os pescadores e as famílias ribeirinhas.
Barranco observou que Abílio nunca participou das discussões sobre o assunto e não fez nada para ajudar os pescadores ao longo dos anos, nem em âmbito estadual nem em âmbito federal. Para o parlamentar, Abílio e seus aliados subestimam a inteligência dos pescadores. O deputado faz questão de lembrar que três deputados estiveram ao lado dos pescadores na luta contra a maldade do governo do Estado: o próprio Barranco, Wilson Santos e Lúdio Cabral, que também disputa a prefeitura de Cuiabá e já recebeu o apoio dos pescadores no segundo turno.
“Até onde vai a cara de pau e a desfaçatez desse Abilio Brunini? Onde estava o senhor Abilio ao longo de todos esses anos? Esses deputados que agora estão com o Abilio, alguns deles foram a favor dessa lei infame, que hoje leva fome e miséria a muitas famílias, especialmente na Baixada Cuiabana. Eles acham que os pescadores não têm memória e vão cair nessa armadilha? Onde estava o Abílio durante as audiências públicas que nós promovemos? Ele não apareceu em nenhuma para defender os pescadores e se posicionar contra esse projeto. Onde ele estava durante as audiências de conciliação promovidas pelo ministro relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), André Mendonça, que é um bolsonarista no Supremo Tribunal Federal (STF)? Ele poderia ter ajudado e não ajudou, não teve interlocução”, questiona o deputado.
Valdir Barranco lembrou que André Mendonça, relator da ação, promoveu duas audiências de conciliação no STF e Abílio nunca participou. Vale lembrar que, durante as discussões importantes sobre a lei da pesca, Abílio estava promovendo confusão e algazarra dentro do Congresso Nacional, chamando atenção da imprensa nacional de forma negativa pela postura infantilizada e envergonhando a população cuiabana.
“Abilio poderia ter ajudado os pescadores e não ajudou, porque sempre foi a favor do governador e contra os pescadores. É muito ruim ele se aproveitar desse tema para tentar ludibriar a população. Isso emporcalha a política e tira a credibilidade da política”, conclui o deputado.
Lúdio sempre votou a favor dos pescadores de Mato Grosso, participou das audiências públicas e mobilizações contra a proibição da pesca artesanal e profissional. Lúdio ainda entregou documentos denunciando os perigos da lei da Cota Zero ou Transporte Zero ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Pesca, André de Paula (PSD) e ao advogado-geral da União, Jorge Messias. Ele também apoiou a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a proibição da pesca em Mato Grosso. Lúdio também defendeu o Rio Cuiabá contra a instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e contra o avanço do desmatamento das margens dos rios e da poluição que afetam a vida dos peixes.