A deputada federal Rosa Neide (PT) cobra da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma melhor explicação sobre o motivo de ter negado a liberação da vacina Russa Sputnik V.  “Sessenta países já estão usando a Sputnik, é uma das vacinas que está dando a melhor resposta. Agora, a Anvisa tem técnicos, respeito a Anvisa, sou defensora das agências públicas de regulação, mas a Anvisa vai ter que se explicar”.

A vacina foi requerida no Brasil por meio de um consórcio de governadores do qual Mato Grosso faz parte. No final de março, o governador Mauro Mendes (DEM) assinou contrato de compra de 1,2 milhão de doses do imunizante russo, anunciando que as vacinas poderiam chegar ao estado até a segunda quinzena de abril.

Após a negativa da agência, parte dos governadores que compõe o consórcio recorreram junto ao Supremo Tribunal Federal para que a vacina fosse liberada. À reportagem, a deputada defendeu a iniciativa dos líderes de Estado e frisou a necessidade de vacinação no país.

“Tem que recorrer. Os governadores do Nordeste já fizeram recurso para o STF, porque é um desespero. Nós precisamos de vacinas. Se a Rússia tem vacinas prontas, vai lá na Rússia ver, visita a fábrica, corra. Não é dizer não e ficar todo mundo sentado e o povo morrendo. Sou contrária a esse momento, tem que saber o porquê dessa negativa”, acrescentou a parlamentar.