A deputado federal coronel Fernanda (PL) atenuou as declarações do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que comparou mulheres a vacas e é investigado pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa (ALMT). A bolsonarista disse que, por ser evangélica, não será vista xingando membros da esquerda ou direita e acredita que Cattani já “entendeu a mensagem”, após ser ameaçado de perder o mandato.

“Não vou vir aqui para xingar quem quer que seja. Seja a esquerda, seja alguém da direita, alguém do centro, eu não vou fazer isso. Os meus eleitores não vão me ver com esse tipo de coisa”, falou coronel Fernanda em entrevista à Rádio Cultura, na manhã desta quinta-feira (29).

Cattani desferiu as falas polêmicas na Frente Parlamentar de Combate ao Aborto da AL. O deputado tentava defender seu posicionamento contrário ao aborto e assemelhou o “cio” das mulheres ao das vacas. A coronel não entrou nessa seara, mas ressaltou a importância da ética na caminhada política.

“Eu sou evangélica, eu não posso contrariar as coisas que eu acredito. Tenho que fazer a política de forma mais ética, porque esse foi meu ensinamento como militar e evangélica. Então, eu sempre vou ser muito ética”, disse a deputada federal.

Fugindo da responsabilidade de determinar julgamentos, a parlamentar transferiu à Assembleia a responsabilidade de punir Cattani, que sofreu como efeito imediato a saída da presidência da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso.

“A Assembleia que tem que decidir. Somente a ela que cabe, lá tem deputados que foram eleitos pelo povo, por mulheres e homens. E eles vão saber tomar as medidas cabíveis”, avaliou a bolsonarista.

“Acho que o Gilberto Cattani já entendeu a mensagem, se reorganizou em suas falas, todos nós cometemos erros e pagamos. E o Gilberto Cattani vai estar sendo cobrado da sua fala na Assembleia Legislativa. A fala dele foi um erro e já está se autoanalisando em relação a isso”, pontuou a parlamentar da Câmara dos Deputados em Brasília.

(HNT)