Após se recuperar da Covid-19 e disputar dois jogos da semifinal do Campeonato Catarinense, o zagueiro Ianson, do Brusque, voltou a testar positivo para a doença. O teste foi realizado para a estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, na tarde deste sábado, contra o Ypiranga-RS.
Com o resultado, o defensor virou desfalque do técnico Jerson Testoni. Ele está em isolamento preventivo enquanto aguarda a contraprova.
– A orientação da CBF em relação aos jogos é que todo mundo seja testado dois dias antes da partida, independentemente se testou positivo ou não. O teste é o RT-PCR que identifica se há vestígio do vírus na pessoa. O exame que vai comprovar se a infecção está ativa é feito no sangue. Esse exame foi feito no mesmo dia do PCR e foi enviado, mas não saiu ainda. Deve sair entre amanhã e segunda-feira. A partir deste exame vamos saber se ele continua com a infecção ativa. Teste positivo não pode jogar, precisa ficar em isolamento independente do teste anterior – explicou o médico do clube, Lucas Bremm.
Até o momento, não existe uma resposta definitiva sobre casos de reincidência da Covid-19. Nesta semana, pesquisadores da USP identificaram a recorrência da doença em uma técnica de enfermagem de 24 anos, que testou positivo para o novo coronavírus duas vezes no intervalo de 50 dias.
Ianson foi afastado em julho, após ter o teste positivo. Ele perdeu o jogo de volta das quartas de final, contra o Joinville, mas se recuperou e atuou nos dois jogos da semifinal, contra o Juventus-SC – o mais recente na última quarta-feira.
O Brusque é finalista do Campeonato Catarinense de 2020, após 28 anos sem chegar na decisão. Na Série C, o time estreia após a conquista da Série D, no ano passado. (Globo Esporte)