O Cuiabá pode ficar sem o atacante Clayson, por até seis jogos no Campeonato Brasileiro. O atacante, considerado fundamental no esquema do técnico Jorginho foi denunciado nesta quinta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão na vitória do Cuiabá por 2 a 1 contra o Juventude, no dia 11 de setembro, pela 20ª rodada do Brasileirão.

Naquele jogo, o atacante foi punido com o cartão amarelo aos 51 minutos do segundo tempo por retardar o reinício do jogo. Ele se revoltou com a advertência e começou a reclamar acintosamente. O árbitro aplicou o segundo amarelo e, consequentemente, o cartão vermelho. Depois de expulso, Clayson xingou e de uma “peitada” no árbitro Caio Max Augusto Vieira, conforme descrito na súmula.

Clayson foi enquadrado no artigo 258, parágrafo 2º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz: “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva; desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”.
Clayson, no momento em que ‘peita’ o árbitro após receber o cartão vermelho
Há também, outro agravante: Ele foi incurso no artigo qualificador 184, que diz: “quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas”, por ter xingado e peitado o árbitro.

O julgamento está marcado para o dia 19 de outubro, no Plenário do STJD. Vale lembrar que Clayson já cumpriu um jogo da suspensão automática pela expulsão.