A Defesa Civil de Mato Grosso emitiu alerta sobre a previsão de chuvas intensas no estado neste sábado (26). A comunicação sobre a possibilidade de emergência foi enviada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o aviso, deve chover entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia em Mato Grosso. Os ventos podem ser de 60 km/h a 100 km/h, no Estado.
Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta que a pessoa deve ligar no 193, no 197 ou no 199.
Nesse contexto, o Inmet revelou que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, principalmente na Região Metropolitana de Cuiabá e no Noroeste de Mato Grosso.
Duas zonas de perigo foram identificadas no estado. A primeira de risco laranja, ou seja, de perigo, cobrindo a região sul, central e noroeste do estado.
O restante do estado está classificado como zona amarela, ou seja, perigo potencial.
Na noite da última sexta-feira (25) e madrugada deste sábado (26), choveu quase 50 milímetros, em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Poconé e Cáceres, com inúmeros pontos de alagamentos e até inundações. Não houve registro de vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, o Serviço Móvel de Urgência (Samu) e a Defesa Civil do Estado.
Veja algumas das imagens recebidas pela equipe de reportagem do portal de notícias Cuiabano News, enviadas por internautas-leitores.