A Defesa Civil de Cuiabá emitiu um alerta, nesta terça-feira (28), sobre as áreas de risco de alagamentos e inundações na capital. As chuvas se intensificaram nas últimas semanas e cerca de 7 mil famílias estão sendo monitoradas.
De acordo com a Defesa Civil, 11 brigadistas atuam em conjunto com equipes do Corpo de Bombeiros monitorando essas famílias que vivem em áreas próximas a córregos e margens de rios.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nos meses de novembro e dezembro deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado, as chuvas estão mais intensas.
Em novembro do ano passado, o INMET registrou 80 mm. Este ano, a precipitação pluviométrica no mesmo período foi de 238,4 mm.
Em dezembro do ano passado foram registrados 112,8 mm e neste mês, já são 167,8 mm.
As áreas de maiores riscos segundo a Defesa Civil estão em regiões como Córrego do Barbado e nos bairros:
- Pedregal
- Três Barras
- Córrego do Abacaxi
- Santa Izabel
- Praieiro e Praeirinho
- Getúlio Vargas
- Carumbé
- Dom Aquino
- Novo Horizonte
- Planalto
- Altos da Serra
- Nova Canaã
- Itamarati
- Coophamil
- Jardim Umuarama
- Renascer
A Defesa Civil orienta que aos primeiros sinais de que o nível da água esteja subindo, os moradores devem levantar os móveis e buscar locais mais altos. É importante também desligar os aparelhos elétricos das tomadas.
É importante também verificar as condições de telhados e calhas e ficar atento às bocas de lobo, caso exista alguma próximo a sua casa, se não estão entupidas por folhas. Dentro de casa, os ralos e drenos devem estar limpos e desobstruídos.