A Defesa Civil do governo federal emitiu um comunicado preocupante, nesta quinta-feira,09.

Segundo às informações, Cuiabá, Várzea Grande e outras 38 cidades de Mato Grosso estão na lista de 1,9 mil municípios brasileiros com alto risco de deslizamentos, enxurradas e inundações devido às chuvas.

A divulgação, feita pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, destacou a situação crítica, especialmente após as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, que afetaram várias cidades presentes nesse mapeamento.

O levantamento, realizado em 2023 como parte dos estudos para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), revela números alarmantes.

Em Cuiabá, 970 pessoas correm o risco de serem afetadas por deslizamentos, enxurradas e inundações. Em Várzea Grande, a situação é semelhante, com 980 moradores em área de risco.

Barra do Garças aparece no mapa com mais de 2,7 mil habitantes vulneráveis a deslizamentos e enxurradas devido às chuvas.

O documento, elaborado para priorizar ações de gestão de riscos e desastres naturais, destaca a necessidade urgente de medidas coordenadas para prevenir tragédias como as que ocorreram recentemente.

Diversas cidades mato-grossenses estão na lista de risco: Água Boa, Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Barão de Melgaço, Campo Novo do Parecis, Carlinda, Castanheira, Colniza, Comodoro, Confresa, Cotriguaçu, Cáceres, Feliz Natal, Juara, Juruena, Luciara, Matupá, Nova Bandeirante, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Santo Antônio, Paranatinga, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Rosário Oeste, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leverger, Sorriso, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Terra Nova do Norte, Vila Rica e Várzea Grande.

Diante desse cenário preocupante, ações urgentes são necessárias para garantir a segurança e o bem-estar das comunidades afetadas.

(JB News)