A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), autorizou a realização de eventos na cidade com até 500 pessoas, e também aulas de idiomas e treinamentos.
O Decreto número 64 foi publicado nesta terça-feira (22) e segundo a prefeita as decisões tomadas considera o baixo nível de contágio pelo novo coronavírus registrado no município.
Seguindo os critérios de segurança, a gestora autoriza a realização de eventos sociais com até 300 convidados e as atividades corporativas poderão ter até 500 participantes, mesmo número para eventos na modalidade “drive-in”.
Atividades de treinamento e capacitação poderão ter até 250 alunos e cursos de idiomas, pós-graduação, aulas práticas de curso superior e afins poderão ser ministrados com 50% da capacidade total.
O decreto também determina que servidores municipais que estejam no grupo de risco retornaram ao serviço presencial apenas em meio período. Das 8h às 12h ou até às 13h, dependendo da carga horária de cada função. O retorno ocorre a partir de 28 de setembro. A situação de emergência na saúde fica em vigor por mais 30 dias.
A prefeita afirmou que as últimas medidas adotadas pela Prefeitura, que definiu a retomada de atividades do comércio e da indústria, já completaram 15 dias de efetiva aplicabilidade sem alterações substanciais no número de casos da covid-19, tanto que hoje a cidade está com 2,48% dos casos ativos que são aqueles que podem ser transmissores da enfermidade para outras pessoas.