Na tarde desta segunda-feira, feriado do dia da República, no Nilton Santos e diante de sua animada torcida, o Botafogo fez o que se esperava dele: venceu o Operário por 2 a 1, em jogo pela 36ª rodada da Série B, e garantiu antecipadamente o seu acesso para a Série A-2022. Afinal, o Glorioso manteve a liderança, agora com 66 pontos e assegura pelo menos o quarto lugar (sobem quatro). Apenas a vitória servia para o acesso. E o triunfo foi dramático. Os gols foram na etapa final e o Operário saiu na frente, com Alessandro aos 16. Mas Pedro Castro e Navarro viraram.

O Botafogo foi aos 66 pontos e assegura pelo menos o quarto lugar (sobem quatro). O Operário é o 12º, com 45.

Botafogo x Operário  fizeram bom jogo no Niltão. No fim, Fogão venceu e se garantiu na Série A- Vítor Silva/BFR

Primeiro tempo

O Botafogo estava muito afobado quando tinha a bola e não contava com a inspiração de Chay, que voltou ao time após várias rodadas e nã tinha bom ritmo de jogo. Mas o Fogão foi melhor, tirando um chute de longe de Fabiano, o Operário não foi efetivo no ataque e o Boarafo assustou em boas paradas (como em uma falta de Diego Gonçalves) e a melhor de todas: após a única falha grave dos paranaenses na marcação, Oyama, livre na área, isolou

Segundo tempo

O Operário, com o ex-Botafogo Pimpão em campo, voltou melhor, marcando por pressão e roubando bolas. Teve três chances reais antes dos cinco minutos. Na melhor, Paulo Sérgio (ex-Flamengo) chutou raspando. O Botafogo não se encontrava, mesmo com o apoio da torcida. Aos 15, Pimpão tentou uma bicicleta e Diego Loureiro mandou para escanteio. Na cobrança, após confusão na Área, Alessandro fez 1  a 0 para o Operário.

A torcida aumentou ainda mais o apoio ao Botafogo, não parando de gritar. E o time, mesmo não fazendo um grande jogo, virou – favorecido pelo recuou dos paranaenses. Aos 29, Chay, que estava com câimbra e seria substituído, recebeu pela esquerda e cruzou na cabeça de Pedro Castro. Chay logo saiu e entrou Matheus Frizzo. Este, aos 36, recebeu pela esquerda e cruzou  para o artilheiro Rafael Navarro completar para o gol. Com o 2 a 1  a festa estava completa. E quase saiu o terceiro gol, com Frizzo. Mas o acesso estava garantido.

BOTAFOGO 2 x 1 OPERÁRIO

36ª rodada do Brasileiro da Série B
Data: 15/11/2021
Local: Nilton Santos, Rio (RJ)
BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges (Ronald, aos 35′ do 2ºT), Carli, Kanu e Hugo (Carlinhos, aos 18′ do 2ºT); Oyama, Pedro Castro (Barreto, aos 35′ do 2ºT)  e Chay (Matheus Frizzo, aos 29′ do 2ºT); Marco Antônio (Warley, aos 18′ do 2ºT), Diego Gonçalves e Navarro. Técnico: Enderson Moreira.
OPERÁRIO: Thiago Braga; Lucas Mendes, Fábio Alemão, Reniê e Fabiano; Guedes ( Marcleo Santos, aos 25′ do 2ºT), Leandro Vilela (Rodrigo Pimpão, no Intervalo), Felipe Garcia (Odvan, aos 25′ do 2ºT) e Marcelo (Rafael Chorão, aos 41′ do 2ºT); Thomaz e  Paulo Sérgio (Schumacher, aos 35′ do 2ºT). Técnico: Ricardo Catalá.
Gols: Fabiano, aos 16′ do 2ºT (0-1); Pedro Castro, aos 28′ do 2ºT (1-1); Rafael Navarro, aos 36′ do 2ºT (2-1)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Helcio Araujo Neves (PA) e Luis Diego Nascimento Lopes (PA)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Fabio Alemão, Leandro Villela (OPE) (Jogada 10)