Cruzeiro venceu a Ponte Preta e pode ser campeão da Série B na próxima sexta-feira (30). Raposa bate a Macaca por 4 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira (28), em Campinas, e além de chegar a 15 jogos de invencibilidade, vai torcer por tropeços de Grêmio e Bahia para consagrar-se campeão da Série B com seis rodadas de antecedência. Felipe Amaral abriu o placar para os donos da casa, enquanto Zé Ivaldo, Edu, e Rafa Silva, que saiu do banco para anotar dois gols, garantiram a goleada do Cruzeiro.
Com mais uma vitória na Série B, o Cruzeiro disparou ainda mais liderança e chegou aos 71 pontos. Dessa forma, em caso de derrotas do Bahia e do Grêmio, diante de Chapecoense e Sampaio Corrêa, respectivamente, no complemento desta 32ª rodada, assegura o título da competição.
Por outro lado, a Ponto Preta desperdiçou a oportunidade de se aproximar do G4 e agora está mais distante do sonhado acesso à elite do futebol brasileiro. Contudo, a Macaca teve uma boa atuação e não vai passar por dificuldades nesta reta final de Série B. O clube de Campinas segue em 7º lugar, com 43 pontos, mas pode ver a distância para o 4º colocado chegar a oito pontos. Nos últimos três jogos, são duas vitórias e um empate.
Além disso, a Ponte Preta acabou com uma série de três jogos sem derrota.
O jogo
Embora o primeiro tempo tenha acabado empatado, a Ponte Preta foi superior e criou mais oportunidades de gol. A Macaca dominou a primeira meia hora de jogo e abriu o placar com Felipe Amaral, que aproveitou uma sobre de bola na entrada da área após cobrança de escanteio aos 17 minutos. O Cruzeiro só conseguiu evoluir no fim da primeira etapa. Mas foi por meio da bola parada, já nos acréscimos, que Zé Ivaldo deixou tudo igual no placar.
Na volta do intervalo, a Ponte manteve o ritmo de jogo e teve chances de ampliar logo nos primeiros minutos. Contudo, o Cruzeiro cresceu de rendimento e após desperdiçar algumas oportunidades, Edu virou o jogo aos 21 minutos. Com a vantagem no placar, a Raposa administrou o resultado e transformou a vitória em goleada. Após a entrada de Rafa Silva, a estrela do atacante brilhou e o jogador anotou dois gols na reta final da partida.
PONTE PRETA 1×4 CRUZEIRO
32ª rodada da Série B do Brasileiro
Data e horário: 28 de setembro de 2022, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
PONTE PRETA: Caíque França; Igor Formiga, Guilherme Souza, Fábio Sanches e Artur; Léo Naldi, Felipe Amaral (Wesley Fraga, no intervalo), Wallisson e Elvis; Fessin (Nicolas, aos 23′ do 1t) (Bruno Menezes, aos 23′ do 2t) e Lucca. Técnico: Hélio dos Anjos.
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Leo Pais (Geovane, aos 19′ do 2t), Zé Ivaldo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Matheus Bidu (Kaiki, aos 31′ do 2t); Willian Oliveira e Filipe Machado; Luvannor (Lincoln, aos 40′ do 2t) e Bruno Rodrigues (Wesley Gasolina, aos 40′ do 2t); Edu (Rafal Silva, aos 31′ do 2t). Técnico: Paulo Pezzolano.
Gols: Felipe Amaral, aos 17′ do 1t (1-0); Zé Ivaldo, aos 46′ do 1t (1-1); Edu, aos 21′ do 2t (1-2); Rafa Silva, aos 35′ do 2t (1-3); Rafa Silva, aos 43′ do 2t (1-4).
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Cartões amarelos: Walisson, Fábio Sanches e Artur (PON); Leo Pais e Edu (CRU)