Assim como na temporada passada, a Copa FMF serve ao Cuiabá para dar oportunidades aos jovens jogadores. Além de minutagem em campo, o foco é preparar a equipe Sub-20 de olho na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024, competição que o Dourado garantiu vaga ao conquistar o estadual da categoria.

Sob o comando de William Araújo, a equipe auriverde irá mandar a campo uma mescla de atletas sub-20 e sub-23. A lista do elenco completo para disputar o torneio estadual não foi divulgada, mas nomes que chegaram a figurar no time principal podem ser aproveitados, como o zagueiro Vitão e o lateral-esquerdo Juan Tavares.

Campeão do Brasileiro de Aspirantes à frente do Cuiabá, William Araújo considera um bom teste para os jovens do clube, já que a Copa FMF é uma competição profissional.

– A expectativa é muito boa. É uma competição que muda um pouco o foco que a gente estava tendo, principalmente por ser uma competição profissional. Uma vivência diferente para os atletas da base. A gente vem de bons resultados na temporada, fizemos um grande Campeonato Brasileiro, um estadual excelente também. Mas sabemos que o contexto agora é diferente, com desafios mais fortes, adversários que vão exigir da gente um nível de jogo melhor, mas estamos preparados. É um teste importante pensando na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O comandante afirma que o favoritismo na Copa FMF não está do lado auriverde, e que o foco é se classificar ao quadrangular final para dar aos jogadores o máximo de minutagem em campo.

– Eu não vejo o Cuiabá como favorito. A gente sabe do tamanho do clube no estado. Por todo o contexto da gente jogar da base sub-20. Eu vejo que o principal objetivo da Copa FMF para o clube é dar o máximo de minutagem possível para os atletas. A classificação é o primeiro grande objetivo. Se avançarmos, no total teríamos oito partidas, e quanto mais jogarmos dentro da competição mais rodagem e experiência esses meninos vão ganhar. Isso é o mais importante, mas claro, quando o Cuiabá entra em campo não se pode pensar em outra coisa que não seja vencer.

O Dourado estreia na Copa FMF neste domingo, às 16h, contra o Nova Mutum, no estádio Valdir Doilho Wons. O primeiro compromisso diante da torcida é contra o Dom Bosco, no dia 9 de setembro, na Arena Pantanal. (GE)