O Ituano avançou à terceira fase da Copa do Brasil ao vencer o Ceará nos pênaltis (4-2), no estádio Novelli Jr. No tempo normal, as equipes empataram em 1 a 1. No último final de semana, o time de Itu eliminou o Corinthians do Paulistão na cobrança de pênaltis.
O goleiro Jefferson Paulino, que já havia brilhado na disputa de pênaltis contra o Corinthians, pelas quartas do Paulistão, no fim de semana, foi destaque mais uma vez, defendendo uma das duas penalidades desperdiçadas pelo Vozão e convertendo uma das cobranças do Galo.
No tempo normal, os gols saíram no primeiro tempo. Guilherme Castilho abriu o placar para os visitantes aos 15, depois de passe sob medida de Erick, vindo da direita. Quirino fez o do empate aos 43, após bola mal afastada pela zaga cearense.
No segundo tempo, o ritmo esfriou e, por isso, a partida seguiu às penalidades, com os mandantes levando a melhor.
A vitória representa mais R$ 2,1 milhões aos cofres do rubro-negro, valor de premiação pago pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com a vitória, o Ituano segue para a terceira fase da Copa do Brasil – o adversário será definido por sorteio a ser feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A data da próxima partida da competição também depende de definição da CBF. Ao Ceará, a derrota nos pênaltis significa a eliminação e o fim do desejo de levar R$ 2,1 milhões para casa.
O próximo jogo do Galo será contra o Palmeiras, no domingo, às 16h, no Allianz Parque, pela semifinal do Paulistão. Já o Vozão entra em campo no sábado, às 16h, contra o Iguatu, no Castelão, pela semifinal do Campeonato Cearense.
No segundo tempo, o ritmo esfriou bastante. O Ituano, porém, teve mais chances claras de desempatar, como as criadas em sequência por André Luiz e Gabriel Barros, aos 14 e 15, respectivamente.
Depois disso, o lance que mais chamou a atenção aconteceu aos 42: Rafael Carvalheira, que havia entrado depois do intervalo, recebeu belo passe e finalizou cruzado, vencendo o goleiro Richard.
A assistente Luiza Naujorks Reis, no entanto, assinalou impedimento. Em transmissão do SporTV/Premiere, o comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci afirmou que o gol foi mal anulado.
Sem mudança no placar em relação à primeira etapa, o duelo seguiu às penalidades.
Na disputa de pênaltis, o Ituano venceu por 4 a 2: Jean Carlos e Janderson perderam as cobranças dos visitantes; Jefferson Paulino, Rafael Silva, José Aldo e Rafael Pereira converteram para os donos da casa. (GE)