Estrear pelo Flamengo numa semifinal de Libertadores, com o Maracanã cheio, foi uma prova de fogo pela qual David Luiz passou com autoridade. Titular na vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona, o zagueiro deixou boa impressão em seu primeiro contato com a torcida, numa relação que começa em clima de lua de mel.
Todo o contexto da contratação de David Luiz, com direito a campanhas na Internet, já dava uma ideia de como os torcedores estavam dispostos a abraçar o zagueiro. No Maracanã, isso se confirmou: o nome do camisa 23 foi um dos mais gritados no anúncio da escalação.
David Luiz em ação contra o Barcelona: zagueiro fez boa estreia — Foto: Staff Images / Conmebol
David Luiz respondeu em campo. Mesmo sem tanto entrosamento com o time e com um início nervoso da equipe, o zagueiro foi importante ao ajudar os companheiros a se estabilizarem em campo.
Com o Barcelona abusando dos lançamentos longos, David teve papel preponderante. Ganhou a maioria das jogadas pelo alto e ajudou a neutralizar os lances dos equatorianos. Aos poucos, com o Flamengo em vantagem e mais confortável em campo, o zagueiro passou a ajudar mais na saída de bola, com bons lançamentos, principalmente para Bruno Henrique.
Os números de David Luiz na partida:
- 2 finalizações
- 4 rebatidas
- 29 passes certos
- 2 faltas cometidas
- 1 desarme
David Luiz ajudou o time a sair jogando pelo chão — Foto: André Durão
No segundo tempo, David Luiz teve participação importantíssima. Em nova blitz do Barcelona em bola parada, o zagueiro, mesmo desequilibrado, chegou a se jogar no chão para bloquear uma finalização na área.
Confortável em campo, David se lançou mais ao ataque. Em dado momento, chegou a tentar um passe para a esquerda enquanto olhava para a direita, mas acabou errando. Com o Barcelona muito recuado, as tarefas defensivas rarearam.
Ainda sem estar 100% em forma, David Luiz foi substituído aos 12 minutos do segundo tempo por Léo Pereira. Ao deixar o campo, foi novamente ovacionado pela torcida e retribuiu o carinho. O substituto do zagueiro, aliás, se complicou no fim do jogo, ao ser expulso após dar uma cotovelada em um adversário.
Agora, resta ao reforço rubro-negro aumentar o ritmo de jogo e melhorar o entrosamento com os companheiros. A primeira impressão deixada no Maracanã foi boa, e a dupla com Rodrigo Caio na zaga parece promissora.
O próximo desafio de David Luiz e do Flamengo acontece no domingo. O time enfrenta o América-MG, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 11h (de Brasília), em Belo Horizonte. (Globo Esporte)