Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.

O cenário da corrida presidencial se mantém estável, aponta o Datafolha.

Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 9 de setembro, Lula se manteve igual. Já Bolsonaro oscilou de 34% para 33% –a diferença entre eles é de 12 pontos. Ciro oscilou de 7% para 8%. Tebet tem os mesmos 5% da semana passada, e Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 1% para 2%.

A pesquisa ouviu 5.926 pessoas em 300 municípios entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04099/2022.

Ipec em Mato Grosso: Bolsanaro lidera

A segunda rodada da pesquisa Ipec em Mato Grosso também mediu as intenções de votos para presidente da República no estado. O Ipec é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.

 

Veja os números:

Jair Bolsonaro (PL) 45%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 36%
Ciro Gomes (PDT) 5%
Simone Tebet (MDB) 4%
Soraya Thronicke (União Brasil) 1%
Felipe d’Avila 1%
Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) foram mencionados, mas não alcançaram 1% dos votos.

O nome de Constituinte Eymael (DC) constava no disco apresentado aos entrevistados, porém não foi mencionado por nenhum deles.

Brancos e nulos somam 4% e outros 4% não responderam ou disseram não saber em quem votar.

Após a impugnação da candidatura de Roberto Jefferson (PTB) no TSE, o partido incluiu o nome de Padre Kelmon.

Já a candidatura de Pablo Marçal (Pros) foi cancelada no TSE.

Primeira rodada

Na primeira rodada da pesquisa Ipec em Mato Grosso o candidato Jair Bolsonaro tinha 49%, Lula aparecia 31%, Ciro Gomes com 6% e Simone Tebet com 3%. Pablo Marçal, que teve sua candidatura cancelada, aparecia com 1% das intenções de votos no estado, Sofia Manzano 1%, Soraya Thronicke 1%.

Os candidatos Felipe d’Avila (Novo) e Vera Lucia (PSTU) não alcançaram 1% dos votos.

O nome dos candidatos Constituinte Eymael (DC) e Léo Péricles (UP) constavam no disco, apresentados aos entrevistados, porém, não foram citado por nenhum deles.

 

Dados da pesquisa

O levantamento do Ipec ouviu 800 pessoas e foi realizado entre os dias 12 e 14 de setembro.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

O levantamento foi contratado pela RMC (Rede Matogrossense de Comunicação).

A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo MT-07150/2022 e no TSE sob o protocolo BR-02907/2022.