O atleta cuiabano Basílio Santana de Oliveira, patrocinado pela Guaporé Vidros, confirmou o favoritismo ao conquistar a primeira colocação na 38° edição da Corrida de Reis, em sua faixa etária (75 anos ou mais). O evento esportivo, que ocorreu no último domingo (15), está entre as principais corridas de rua do país.
Basílio, de 78 anos, completou a prova, que percorreu as ruas de Várzea Grande e Cuiabá, com o tempo líquido de cinquenta e quatro minutos e cinquenta e um segundos. Desde quando começou a participar da competição, em 2013, ele oscila entre o primeiro e segundo lugar. Em 2023 não foi diferente, com Basílio mais uma vez colando a medalha de ouro sem seu peito.
“Estou muito feliz com essa conquista. Cheguei para a competição muito bem preparado e com muita saúde. Quero agradecer, primeiramente a Deus, por essa conquista; e também ao patrocínio da Guaporé Vidros, que me garante boa alimentação e tênis apropriado para competir. Essas coisas me ajudam a sempre estar na frente”, salientou o atleta.
Aposentado, funcionário público do Indea, Basílio é cuiabano, mas atualmente mora em Campo Grande (MS). Ele sempre gostou de andar de bicicleta até que começou a correr e se apaixonou pelo esporte. “Meu biotipo é bom para corrida, ajuda muito a conseguir esse desempenho. Corri os dois primeiros anos e fiquei em primeiro lugar na minha faixa etária. Em 2015, tive um problema na panturrilha, mesmo assim fui vice. Em 2020, mesmo prestes a operar do joelho, venci. Venci inclusive debaixo do nosso calor cuiabano”, conta Basílio ao detalhar suas últimas participações na Corrida de Reis.
Ele é casado e pai de duas filhas, que ficam na torcida. Depois de conquistar a Corrida de Reis, agora, Basílio se prepara para outro grande desafio: passar por uma cirurgia de retirada de um nódulo na garganta. Mas, acostumado com superações, acredita que vai vencer mais essa.