A boa expectativa dos empresários para as vendas deste final de ano, em datas importantes para o varejo como a Black Friday e o Natal traz otimismo para o setor do varejo. Mas, para que essas previsões tenham mais chances de se concretizarem, lojistas precisam investir também na capacitação e treinamentos de seus colaboradores, para não perder vendas e otimizar ainda mais o atendimento aos clientes neste período.
Com esse intuito, Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco/MT) realizará nos dias 12 e 13 de novembro, das 18h30 às 21h, na sede do sindicato, o curso “Atendimento e venda desafiadora para o fim de ano”.
Firmado em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), o curso será ministrado por Luiz Vicente Dorileo, o Shipú, MBA Executivo e especialista em gestão estratégica de marketing e vendas para empresas do segmento do varejo e de serviços. O treinamento trará as novidades no atendimento e as tendências para o setor.
“Este é o melhor momento do ano para o varejo, e não adianta a empresa se preparar apenas reforçando o estoque, montando campanha de marketing, realizando ofertas e promoções se sua equipe não estiver preparada para atender bem os clientes. É a oportunidade de aprendermos a não perder vendas, o mercado está muito competitivo e às vezes, o melhor atendimento é que fará a diferença na hora de fechar uma negociação com potencial comprador”, explica Shipú.
Ainda segundo o especialista o curso além de tratar da parte técnica do atendimento, também abordará a parte comportamental dos colaboradores e o lado motivacional da equipe. “Isso sem dúvida melhorará o trabalho em equipe e o relacionamento entre os colaboradores, e até com os clientes. Um bom atendimento estará diretamente ligado ao resultado final das vendas, e isso deixará sua equipe mais próxima das metas e objetivos traçados para este final de ano”, pontua.
O presidente do Sincalco, o empresário Júnior Vitamina Macagnam, explicou que a expectativa das vendas é que supere os números do ano passado. Uma combinação de fatores do atual momento econômico do país, segundo ele, contribuirá para isso.
“Juros em queda, inflação baixa e injeção de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), do PIS/Pasep, além do 13º salário, devem encorajar os trabalhadores a irem as compras. Tudo isso somado a oportunidade de conseguir comprar produtos com preços menores na Black Friday e até mesmo no Natal, devem fazer com os consumidores se animem e acabem comprando um pouco mais do que nos anos anteriores”, explica Macagnam.
A expectativa de melhora também foi apontada em um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Numa pesquisa realizada com 1,1 mil varejistas, 58% acreditam que as vendas deste fim de ano vão crescer em comparação com 2018. E a alta média esperada por eles é de 17%.
Serviço:
O que: Curso “Atendimento e venda desafiadora para o fim de ano”
Quando: 12 e 13 de novembro
Horário: A partir das 18h30
Onde: Sede do Sincalco, Rua Galdino Pimentel, 14 – 7º andar sala 74 – centro – Cuiabá
Mais informações e inscrições:
Telefone: (65) 3624 0033 ou 3322 0372,
WhatsApp: (65) 99997 9560
E-mail: sincalco@gmail.com
Valor: R$ 90,00 para associados Sincalco e CDL Cuiabá e R$ 120,00 para não associados