A derrota para o Fortaleza por 3 a 0, nesta quarta, e a situação cada vez mais complicada do Vasco no Brasileiro movimentaram São Januário nesta quinta-feira. Presente no jogo, o presidente Jorge Salgado retornou ao Rio de Janeiro antes da delegação e, ao desembarcar nesta tarde, seguiu direto para São Januário. Na pauta, uma reunião com a cúpula do clube para definir um plano emergencial para livrar o Vasco da Série B.
Os principais nomes do clube se reuniram para lançar uma espécie de “Plano de 15 dias” para intensificar ações com o objetivo de salvar o Vasco da queda. A medida, aliás, adiará a divulgação do “Plano de 100 dias” de Jorge Salgado, que estava prevista para esta sexta-feira.
Além de Salgado, estiveram presentes no encontro o CEO Luiz Mello, o VP Geral, Carlos Roberto Osório; o VP de Finanças, Adriano Mendes; e o VP de Relações Públicas, Maurício Corrêa. O VP de Marketing, Vitor Roma, participou por videoconferência, assim como o diretor-executivo de futebol, Alexandre Pássaro, que teve breve participação. Ele retorna ainda nesta quinta com a delegação de Fortaleza.
Nesta sexta pela manhã, um novo encontro está marcado, desta vez com a presença física de Alexandre Pássaro. Na reunião será batido o martelo sobre quais medidas serão tomadas para evitar a queda para a Série B. Após a definição, Salgado, Osório e Pássaro vão se reunir com o elenco no CT, antes do treino, para anunciar as ações.
Atuação surpreende negativamente
Internamente, a derrota para o Fortaleza ainda não foi digerida, e a atuação ruim surpreendeu negativamente a cúpula do Vasco. Ciente do caráter decisivo do duelo, em uma espécie de operação de guerra, o departamento de futebol cancelou a folga do elenco na última sexta, após a derrota para o Flamengo, e antecipou a viagem para Fortaleza. Os jogadores viajaram para o Ceará na segunda, mais de 48 horas antes do jogo.
Quem acompanhou a preparação de perto relata que o ambiente era de confiança. Apesar da ausência de Germán Cano, debilitado por conta de uma indisposição intestinal, o time treinou bem, o que foi citado por Vanderlei Luxemburgo na entrevista coletiva após o jogo contra o Fortaleza.
O diagnóstico é que o Vasco se descontrolou com o gol sofrido logo aos 6 minutos, e o trabalho de preparação foi por água abaixo. Com 37 pontos, na 17ª colocação, o Vasco está na zona de rebaixamento, a três rodadas do fim. No domingo, às 16h, a equipe recebe o líder Inter, em São Januário. (Globo Esporte)