Mato Grosso é o habitat natural do Tityus Serrulatus, nome científico do escorpião-amarelo, considerado o mais perigoso da América Latina. E, com início do período de chuvas, o animal tem sido encontrado com frequência em bairros de Cuiabá e Várzea Grande.

Normalmente endêmico nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte doNordeste do Brasil, o escorpião-amarelo possui hábitos noturnos e é adepto de ambientes quentes e úmidos, se prolifera com mais intensidade durante o verão – mas é na época chuvosa que ele busca novos locais para se abrigar.

Em Cuiabá, dados do Centro de Zoonoses dão conta de que nos últimos 10 anos foram encontrados mais de 4,4 mil exemplares do animal, em dezenas de bairros do município, com registros de acidentes com humanos. Segundo o Ministério da Saúde, em 2028 foram registrados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões em todo o país, as principais vítimas são menores de 14 anos. Para minimizar a incidência de picadas, as orientações de especialistas são medidas simples.

Em ambientes externos, como jardins e quintais, deve-se evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo doméstico – que atraem baratas, o principal alimento do escorpião. Dentro de casa, medidas como vedar frestas nas paredes, colocar soleira nas portas, vistoriar roupas e calçados antes de vestir e usar telas em ralos de chão, tanques e pias podem evitar a entrada dos escorpiões e outros peçonhentos.

“Os encanamentos são locais bastante procurados por escorpiões. Por isso, o uso de equipamentos abertos em ralos facilita a presença deles no interior das residências. Como medida de prevenção e segurança aos moradores, já existem no mercado dispositivos que impedem a entrada de escorpiões, insetos e também de pequenos roedores pela tubulação”, explica Regina Montandon do Grupo Linear, referência no desenvolvimento de soluções de escoamento no país.

Tampas para ralos sem furos ou peças que possibilitam o fechamento da caixa sifonada são algumas das alternativas. O Fecha Ralo, por exemplo,  é um equipamento que possui um sistema que abre e fecha conforme a vazão da água e, assim, evita a passagem dos escorpiões, baratas e insetos que causam danos à saúde humana.

“A tampa móvel do ralo é acionada conforme a água precisa ser escoada. Quando esse processo finaliza, a válvula se fecha. É um sistema bastante simples, mas que oferece uma eficácia significativa, pois não compromete a vazão de água e inibe a presença de bichos indesejáveis e mosquitos nos ambientes fechados”, explica Regina Montandon.

O escorpião-amarelo pode ser facilmente reconhecido: suas pernas e também sua cauda apresentam um tom amarelo claro, enquanto o restante do corpo é escuro. Os acidentes normalmente acontecem com as crianças, que acabam brincando próximo aos esconderijos dos escorpiões e esbarram neles sem querer ou até mesmo brincando com o animal, por não conhecerem o perigo que estão enfrentando.

Caso picado, o efeito é instantâneo e o atendimento médico deve ser realizado no menor tempo possível, no máximo em três horas. A picada é dolorida e não deixa uma marca específica, dificultando saber o local exato. A dor é intensa, similar a sensação de queimadura e latejamento, podendo se espalhar por todo o membro afetado. Pode apresentar aspecto semelhante à picada de uma abelha ou vespa, com inchaço e vermelhidão. É preciso levar a vítima o quanto antes ao pronto-socorro para tomar o soro antiescorpiônico, utilizado para combater a toxina do Escorpião Amarelo. Em caso de picada do animal, você pode ainda ligar para o SAMU (192).

Prevenção é a palavra-chave

Além de aplicar medidas de controle, é crucial que todos se responsabilizem pela prevenção contra escorpiões, a partir de ações como:

  • não deixe acumular lixo ou outros resíduos, como entulhos e materiais de construção, em locais próximos à residência;
  • realize a limpeza constante em terrenos baldios;
  • vede buracos e frestas nas paredes e portas;
  • observe roupas e calçados antes de usá-los;
  • afaste camas e berços das paredes.

Agora, quando o tema é controle de pragas urbanas, faz-se necessário o uso de produtos com eficiência comprovada no controle de escorpiões, sempre aplicados por um profissional especializado.