No duelo entre o atual campeão da Copa Verde e o campeão da Série C do Brasileiro, o Cuiabá levou a melhor e saiu na frente na disputa por uma vaga nas semifinais. Com um gol de Elton cobrando pênalti no segundo tempo, o Dourado venceu pelo placar magro de 1 a 0, na noite desta sexta-feira, na Arena Pantanal, pelas quartas de final da Copa Verde. Com esse resultado, o time cuiabano vai para Goiânia com a vantagem do empate para seguir na competição.
Sem jogar o futebol vistoso que o colocou na Série A do Brasileiro e com um time improvisado com vários jogadores da base, o Cuiabá, parecendo uma equipe cansada após uma temporada intensa, pareceu jogar apenas para o gasto e acabou sendo dominado pelo adversário no segundo tempo, especialmente após marcar o gol. O Dourado acabou sofrendo forte pressão e torceu para o jogo acabar logo. Ao final da partida, o time comemorou sua primeira vitória diante do Vila Nova na história.
Primeiro tempo
Cuiabá e Vila Nova fizeram um primeiro tempo morno, travado e com pouca criatividade, onde os goleiros não tiveram qualquer trabalho. O time goiano se apresentou mais ousado e teve a iniciativa logo aos 6 minutos, quando Dudu recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola passou raspando o travessão e morreu na rede pelo lado de fora, na parte superior. No lance, o goleiro João Carlos só ficou olhando a bola passar.
Até que o Cuiabá se organizasse melhor para entrar no jogo, aos 30 minutos, o Vila teve ligeiro domínio da partida, levando mais perigo. No entanto, ambas as defesas estavam atentas e evitavam a infiltração dos atacantes. O Dourado teve sua primeira chance de gol aos 36 minutos, quando Elton ficou de frente para o gol e chutou. A bola encontrou Felipe Marques no caminho e não chegou ao gol de Fabrício. Um lance bizarro na Arena.
Um minuto depois, o Cuiabá pediu pênalti quando Felipe Marques foi lançado na pequena área e sofreu um empurrão. A arbitragem nada marcou. Aos 40 minutos, o Dourado teve a sua melhor chance até aqui. Maxwell recebeu ótimo lançamento na área do Vila, driblou seu marcador duas vezes e chutou cruzado. A bola saiu pela linha de fundo. Grande chance desperdiçada.
A essas alturas, o time cuiabano era o dono da situação e voltou a ter uma ótima oportunidade aos 45 minutos. Elton recebe de Alexandre Melo, divide com o goleiro e manda na rede pelo lado de fora. Quase o gol do Dourado.
Segundo tempo
Na segunda parte, o Cuiabá voltou mais ligado, mas demonstrou fragilidade no setor defensivo e pouca consistência no ataque. A substituição de jogadores da equipe titular por atletas da base fez com com que a equipe perdesse suas características e optasse por administrar a vitória magra. Jogando com sua força máxima, o time goiano foi para a cima em busca da vitória. Assim, conseguiu logo uma finalização perigosa com Alan Mineiro, aos 8 minutos. Ele disparou de fora da área e quase marcou um golaço.
A resposta do Dourado foi com um contra-ataque. Felipe Marques invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro. O árbitro assinalou pênalti no lance. Na cobrança, Elton deslocou o goleiro e marcou o gol: Cuiabá 1 a 0.
O gol fez o Vila Nova acordar perigosamente na partida. E assim, o Tigrão foi criando oportunidades seguidas. Como aos 12 minutos, quando João Pedro chutou de frente e o goleiro João Carlos salvou. Um minuto depois quase o atacante marcou de bicicleta. E só dava Vila. Aos 14 minutos, Alan Mineiro recebe na área do Cuiabá, mas é travado na hora do chute.
A resposta cuiabana só veio aos 20 minutos, com outro contra-ataque. Felipe Marques invade a área e cai pedindo toque de Donato. O juiz manda seguir. Aos 22 minutos, o Vila marcou gol de empate com Maurinho, mas o juiz pegou falta de Donato no lance. Aos 31 minutos, outra boa chance do Tigrão goiano. Após cruzamento, Marcos Paulo sobe de cabeça e testa com perigo, por cima do travessão de João Carlos.
Aos 37 minutos, o Vila quase empatou o jogo. Maurinho enfia ótima bola para Henan, que invade a área do Cuiabá e bate cruzado de perna canhota; a bola passa raspando a trave de João Carlos. Aos 45, o Cuiabá ainda desperdiçou a chance de ampliar. Felipe Marques recebe na área do Vila Nova, limpa para a perna direita e bate por cima do goleiro Fabrício, direto para fora. E o jogo terminou nisso.
Comandado interinamente por Franco Muller, o Dourado jogou com: João Carlos; Josiel (Bruninho), Willian Barão, Anderson Conceição e Alexandre Melo; Pierini, Rafael Gava e Elvis (Rikelme); Maxwell (Gabriel Silva) e Elton (Yan Roseno).
Veja os melhores momentos
Próximo jogo
Cuiabá e Vila Nova voltam a se encontrar na próxima segunda-feira (8), pela partida de volta das quartas de final da Copa Verde. O Jogo está marcado para as 16 horas (de MT), no estádio do Oba, em Goiânia. Quem levar a melhor no placar agregado, avança para as semifinais, onde enfrentará o ganhador de Atlético Goianiense x Brasiliense.