Diante de um adversário que jogou fechado, o Cuiabá chegou a mais uma importante vitória pela Série B do Campeonato Brasileiro, na noite desta terça-feira (29), na Arena Pantanal. Com gol de cabeça de Jenison, anotado aos 5 minutos do segundo tempo, o Dourado venceu por 1 a 0, somou mais 3 pontos e ampliou a liderança do campeonato, beneficiado pelo empate do Paraná (vice-líder), com a Chapecoense, nesta terça.
Na partida desta terça-feira, o Dourado foi muito superior ao Náutico, criando mais oportunidades de gol e forçando o goleiro Jefferson a ser o principal destaque do time adversário. Jogando sem dificuldades, com mais de 60% de posse de bola e sem sofrer ameaças, o time da casa poderia até ter goleado, mas se esbarrou nas finalizações e no goleiro do Náutico.
Após 11 rodadas realizadas, o Dourado ainda celebra o fato de ter a melhor campanha, entre as séries A e B do Brasileiro deste ano. É também o clube que menos sofreu derrotas nesta temporada – apenas uma -, entre as séries A, B, C e D. Com 25 pontos somados, o time cuiabano já superou a metade da meta de não ser rebaixado e já alcançou mais de 40% do objetivo de subir para a elite.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi comandado pelo Cuiabá que criou as melhores oportunidades, diante de um adversário que optou por fechar sua defesa e deixou o jogo travado nos primeiros 30 minutos. A primeira boa chegada foi do Cuiabá, aos 8 minutos. Na bola alçada para a área, após cobrança de falta, Jenison desviou de biquinho e o goleiro Jefferson teve que saltar para desviar a escanteio. Quase o primeiro gol da partida. O Cuiabá só voltou a ter um bom momento aos 29 minutos, quando Elvis bem colocado, na entrada da área chutou rasteiro e o goleiro do Náutico fez boa defesa.
Em sua melhor oportunidade no primeiro tempo, o Cuiabá perdeu um gol incrível. Lucas Ramon cruzou, a bola passa por Jefferson e caiu para Jenison que passou vazio. A bola sobrou para Maxwell, que finalizou duas vezes, mas Lombardi, bem posicionado conseguiu cortar. Aos 44, Maxwell, ao seu estilo, teve outra chance, pelo lado esquerdo. Ele cortou o zagueiro e chutou rasteiro. A bola bateu na rede pelo lado de fora.
Segundo tempo
A partida foi melhor na segunda parte. O Cuiabá voltou focado no segundo tempo e logo aos 5 minutos, em cobrança de escanteio, abriu o placar. Na bola levantada por Felipe Ferreira, Jenison meteu a cabeça de cima para baixo e abriu o placar: Cuiabá 1 a 0.
Após sofrer o gol, o Náutico decidiu se abrir e foi para o ataque. Assim, o time pernambucano teve a chance do empate aos 11 minutos, quando Erick recebeu livre pela direita, driblou um zagueiro e chutou para fora, com muito perigo para João Carlos. No ataque, o Náutico passou a oferecer mais perigo, mas, no entanto, passou a correr mais riscos.
Aos 14 minutos, em uma rápida resposta, o Cuiabá quase ampliou. Rafael Gava recebeu livre, invadiu a área e chutou forte. O goleiro Jefferson fez uma grande defesa, evitando o gol. Aos 21 minutos, Maxwell recebe de Rafael Gava e bateu bonito. Jefferson fez uma defesa íncrivel e salvou o Náutico do segundo gol. O goleiro do Náutico estava muito bem. Assim, ele fez outra grande defesa na primeira conclusão do atacante Elton, aos 34 minutos. E o jogo ficou nisso. Cuiabá, cada vez mais líder.
A vitória levou o Cuiabá aos 25 pontos na Série B. O concorrente mais próximo é o Paraná, com 22. A vantagem para o quinto colocado (primeiro fora do G-4) é de seis pontos, já que o Juventude tem 19 pontos. Já o Náutico, com a derrota, cai para a 12ª posição, com 14 pontos, a cinco do G-4.
O Cuiabá, do técnico Marcelo Chamusca, jogou com João Carlos; Lucas Ramon, Everton Sena, Luiz Gustavo e Hayner; Matheus Barbosa, Rafael Gava e Elvis (Marino); Felipe Ferreira (Yago), Maxwell (Felipe Marques) e Jenison (Élton).
Próximos jogos
Na próxima rodada, o Cuiabá volta a jogar na Arena Pantanal. Em duelo marcado para este sábado (03), na Arena Pantanal, o Dourado recebe o Cruzeiro às 21 horas (horário de MT). Já o Náutico terá pela frente o Confiança em jogo agendado para o mesmo dia um pouco mais cedo (15 horas, de MT), no estádio dos Aflitos.
A 12ª rodada segue até quarta-feira. O Dourado fica na torcida contra a Ponte Preta, time que se vencer o Cruzeiro, fora de casa, pode chegar à vice-liderança e ‘colar’ na liderança. Confiança e Brasil-RS complementam a rodada.
Confira a classificação da Série B
Jogos da 12ª rodada (horário de Brasília)