Após um início adverso, quando viu o adversário dominar e perder gols seguidos, o Cuiabá se encontrou em campo a tempo de conseguir uma boa vitória de virada contra o CSA em jogo que movimentou o estádio Rei Pelé, em Maceió, na noite desta quarta-feira (16). Rodrigo Pimpão abriu o placar para o time alagoano e Maxwell deixou tudo igual ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Elvis cobrando pênalti fez o gol da vitória do Cuiabá. Com esse importante triunfo por 2 a 1, o Cuiabá chegou aos 18 pontos e assumiu a vice-liderança da Série B.

Primeiro tempo

A primeira parte teve momentos distintos, com boa parte controlada pelo CSA e o Cuiabá crescendo no final. A primeira finalização do time da casa veio aos 9 minutos, com um chute de fora da área de Cedric que passou muito por cima do gol de João Carlos. O jogo era equilibrado, mas o time alagoano conseguia criar mais oportunidades. Dessa forma, aos 15 minutos, quase o CSA abriu o placar.  Em uma jogada de velocidade, a bola sobrou para Pedro Júnior que ficou de frente para João Carlos. O chute saiu firme, mas a bola acabou desviada para escanteio.  Dois minutos depois, Pimpão da entrada da área chutou forte com perigo. A bola passou à esquerda de João Carlos.

A essas alturas, o time alagoano já tinha tido 6 finalizações contra nenhuma do Cuiabá. Mas, aos 20 minutos, o CSA teve uma chance e ouro para abrir, quando em bola pingada para a área, sobrou para Paulo Sérgio, na altura da marca do pênalti que bateu forte e forçou João Carlos a fazer uma ótima defesa. Quase o gol. Somente aos 24 minutos, com um chute de Elvis, de fora da área, o Cuiabá teve sua primeira finalização. O goleiro Matheus Mendes, bem colocado, fez a defesa.

Mas, foi em uma falha da defesa do Cuiabá, que ficou indecisa, que o CSA abriu o placar, aos 27 minutos. Yago arriscou de fora da área, o zagueiro Everton Sena se atrapalhou e a bola sobrou para Rodrigo Pimpão que finalizou quase caindo e abriu o placar para o CSA.

Pimpão, de bate-pronto, marca o gol do CSA no primeiro tempo

Errando muitos passes e sem criatividade, o Cuiabá era apático diante de um adversário surpreendente. Quase todo o time do Dourado estava mal e parecia assistir o adversário jogar. No intervalo tudo iria mudar.

Mesmo assim, em sua segunda finalização, chegou ao empate. Aos 41 minutos, Felipe Ferreira tocou para Maxwell livre na esquerda. Bem ao seu estilo, invadiu a área e bateu cruzado para empatar. A bola ainda bateu no pé da trave antes de entrar. Tudo igual no Rei Pelé: 1 a 1. Aos 46 minutos, depois de o CSA ter uma boa chance com voleio defendido por João Carlos, Hayner recebeu livre na área e teve a chance de virar, mas chutou mal e o goleiro fez a defesa com tranquilidade.

Maxwell, em noite inspirada marcou o gol de empate do Cuiabá

Segundo Tempo

O segundo tempo também foi movimentado. Com melhor postura e reparo do setor defensivo, o Dourado equilibrou as ações no campo, não permitindo ao CSA ter a mesma intensidade do primeiro tempo. Mas, o primeiro bom momento foi favorável ao time da casa aos 14 minutos. Diego Renan bateu o escanteio, Alan Costa cabeceou e a bola tocou no braço do zagueiro Cuiabá: jogadores do CSA reclamaram de toque de mão e pediram pênalti. O árbitro mandou seguir o lance. A Central do Apito avaliou a decisão do árbitro como acertada, considerando que o braço estava colado ao corpo.

O primeiro bom momento do Cuiabá só veio aos 20 minutos, quando Lucas Hernandez recebeu pela esquerda, ganhou do zagueiro e chutou forte. O goleiro deu rebote e, na volta, Jenison cabeceou por cima do gol. Quase a virada.

Aos 23 minutos, outra boa chance para o Dourado. Felipe Ferreira recebeu pela esquerda e, da pequena área, chutou cruzado forçando o goleiro do CSA a fazer outra ótima defesa.

Aos 28 minutos, a figura do goleiro do CSA começou a aparecer. Na bola cruzada para a área, Maxwell fez desvio de cabeça e Matheus foi buscar no canto para evitar o segundo gol do Cuiabá.

Aos, 36 minutos, o Cuiabá teve um pênalti a favor. Maxwell chutou forte dentro da área e a bola bateu no braço de Alan Costa: o árbitro marca pênalti para o Cuiabá. Na cobrança, Elvis chutou no pé da trave e a bola bateu nas costas do goleiro antes de entrar: Cuiabá: 2 a 1. Foi o primeiro gol de Elvis na Série B com a camisa do Cuiabá.

Aos 44 minutos, Pedro Júnior teve a chance de empatar, mas desperdiçou ao receber cruzamento da esquerda. O chute saiu fraco para fora.

Como fica

Agora com 18 pontos, o Cuiabá é o vice-líder da Série B, com dois pontos atrás do líder Paraná. A equipe cuiabana tem a chance de chegar à liderança isolada ainda na décima rodada, já que o confronto de hoje era um jogo atrasado da terceira rodada. Por sua vez, o CSA mergulha na lanterna do campeonato, com apenas 4 pontos.

Próximos jogos

No complemento da décima rodada, o Cuiabá volta à Arena Pantanal para enfrentar o Oeste em jogo marcado para este sábado (19), a partir das 20 horas (horário de MT). Já o CSA vai enfrentar o o Cruzeiro, no mesmo dia e horário, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

Confira a classificação atualizada da Série B