O Cuiabá botou as duas mãos na taça do Campeonato Mato-grossense 2023. Jogando contra o União, na noite desta quarta-feira, o Dourado não tomou conhecimento do União e, em pleno Luthero Lopes lotado, venceu o jogo por 2 a 0, com gols de Iury Castilho e Jonathan Cafu, ambos marcados no segundo tempo. Com esse resultado, o time da capital fará a o jogo decisivo, neste sábado, com a vantagem de poder perder por 1 a 0. Ao Colorado resta devolver o placar para, pelo menos, provocar a decisão por pênaltis.

União e Cuiabá fizeram um jogo muito intenso no primeiro tempo. O Dourado criou boas oportunidades, mas quem assustou foi o time da casa que botou uma bola na trave do goleiro Walter. Na segunda etapa, o time da casa teve um momento de desconcentração e tomou dois gols em menos de dois minutos. Daí para frente, o Cuiabá só administrou a vantagem que era muito boa.

O jogo

O Dourado começou a partida buscando surpreender e assustar o adversário com chutes de fora da área. Pablo Ceppelini e Mateusinho arriscaram, mas as finalizações não levaram muito perigo ao gol do União.

Aos poucos, o Cuiabá passou a criar chances mais efetivas. Deyverson teve finalização defendida aos 10 minutos. Aos 14, o camisa 9 chegou a marcar, mas estava em posição de impedimento e o lance foi anulado. Aos 27 minutos, por muito pouco não marcou uma pintura, de voleio, que parou em grande defesa do goleiro Elias.

O União também levou perigo ao gol do Dourado. Walter precisou fazer boa intervenção em chute perigoso de fora da área. Foi também em uma finalização de média distância que a bola acertou a trave do camisa 1. Os contra-ataques da equipe da casa também preocupavam o sistema defensivo do Dourado.

O início da segunda etapa foi de grande intensidade do Dourado – intensidade que resultou em gols. Iury Castilho, que entrou no intervalo, marcou um golaço aos sete minutos, acertando um lindo chute, no ângulo. Dois minutos mais tarde, Jonathan Cafú aproveitou grande jogada coletiva, invadiu a área e bateu forte, marcando outro bonito gol e ampliando a vantagem do Cuiabá.

Na frente do placar e levando importante vantagem para o segundo jogo, o Cuiabá administrou a partida partir da segunda metade da etapa final. O Dourado trocava passes no campo de ataque, mas não abdicava de buscar o terceiro gol. Deyverson teve boa chance dentro da área, mas mandou pra fora.

Com o resultado, o Cuiabá pode ser superado por até um gol de diferença no sábado, na Arena, que conquista o título. Vitória ou empate também garantem a taça ao Dourado. Triunfo por dois gols do União leva a decisão para os pênaltis.

O Dourado esteve em campo com Walter; Matheus Alexandre, Marllon, João Maranini e Mateusinho; Denilson (Lucas Cardoso), Ronald e Pablo Ceppelini; Jonathan Cafú (Filipe Augusto), Wellington Silva (Iury Castilho/Vinicius Boff) e Deyverson. O comandante do Cuiabá é o português Ivo Vieira.

Público total: 7.465
Público pagante: 6.965
Público não pagante: 500
Renda: R$ 124.490,00

A partida de volta da final está marcada para as 15h30 deste sábado, na Arena Pantanal, com transmissão ao vivo pela tevê.