O técnico Petit tem batido na tecla da falta de precisão do Cuiabá na hora de concluir as chances criadas. Mas não é só na fase ofensiva que o Dourado tem encontrado instabilidade. Em meio a jejum de vitórias, a equipe largou atrás no placar nos últimos quatro jogos e busca equilibrar os setores para voltar a vencer.

Das partidas seguidas sem vitória, o time liderado por Petit finalizou menos que o rival somente em uma – contra o Palestino, no Chile. Nas outras três, empilhou chances e arremates, mas viu o adversário ser mais efetivo para abrir o placar mesmo com menor volume.

O técnico avalia que reencontrar o equilíbrio passa por elevar o índice de aproveitamento no ataque, e assim dar mais solidez ao sistema defensivo.

– Nós temos criado muitas oportunidades para marcar os gols. Por isso precisamos de mais tempo para trabalhar, sobretudo no processo ofensivo. Temos que ter uma porcentagem melhor em termos de finalização, porque se marcamos o gol, as equipes encontram mais dificuldades para entrar no nosso espaço defensivo – disse Petit após derrota para o Athletico.

Petit à beira do campo em Cuiabá x Athletico, pela 20ª rodada do Brasileirão — Foto: AssCom Dourado

Petit à beira do campo em Cuiabá x Athletico, pela 20ª rodada do Brasileirão — Foto: AssCom Dourado

Segundo levantamento do Espião Estatístico, o Cuiabá é o time com menor média de finalizações certas por jogo no Brasileirão, e por isso precisa ter mais eficiência na conclusão. Os comandados por Petit conseguem balançar a rede a cada nove arremates.

Para o treinador, o intervalo entre as rodadas da Série A serão fundamentais para que a estabilidade entre atacar e defender possa ser estabelecida.

– Nós também já tivemos três ou quatro jogos sem sofrer gols, e no Brasileirão isso não é muito comum. Na última semana não houve muito tempo para trabalhar esses aspectos, e é muito difícil pra nós darmos algum conteúdo de treino. Precisamos melhorar esses aspectos para buscar esse equilíbrio tanto em termos defensivos quanto ofensivos.

O Cuiabá volta a campo no sábado, em confronto direto com o Vitória. Dos 17 pontos somados até aqui, 11 foram longe da Arena Pantanal. Com mais tempo para trabalhar e diante de um cenário mais favorável, o Dourado tenta encerrar o jejum para deixar a zona de rebaixamento. (GE)