Athletico-PR e Grêmio têm neste início de temporada os maiores aproveitamentos de pontos entre todas as equipes que vão disputar a Série A do Brasileirão, cada um deles com 93,9% de aproveitamento, dez vitórias e um empate em 11 jogos disputados.

Os dois estão invictos na temporada, assim como também estão Palmeiras, Atlético-MG, Internacional e América-MG. O que muda é que apesar de não terem perdido, uns empataram mais do que outros

O Cuiabá tem o terceiro maior aproveitamento, com 90% de pontos conquistados (nove vitórias e uma derrota em dez jogos). As cinco primeiras posições são completadas por Palmeiras (83,3%) e Fortaleza (79,5%). No Estadual, o Dourado segue com 100% de aproveitamento. A única derrota na temporada foi frente ao São Raimundo-RR em jogo válido pela Copa do Brasil.

Em casos de empate, foi usado como critério de desempate o número de vitórias. Utilizamos a média de gols pró e contra para apresentar o desempenho de ataques e defesas porque há time com 15 jogos disputados (Bahia) enquanto o Cruzeiro, por exemplo, disputou apenas sete, para citar apenas os extremos.

Os piores desempenhos da temporada até aqui são os de Botafogo, Cruzeiro, Bragantino e Santos, que têm entre 56,7% e 47,2% de aproveitamento, como mostra o quadro abaixo.

 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Valmir Storti e Vitória Lemos (GE)