Cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Após dez rodadas disputadas no Brasileirão, o balanço do Cuiabá sob o comando do técnico António Oliveira é prá lá de positivo. A equipe auriverde somou 18 pontos dos 30 em disputa, um aproveitamento de 60% – superior, por exemplo, a times que integram o G-4.

António assumiu o Dourado na 7ª rodada. Àquela altura, a equipe havia somado apenas quatro pontos e amargava a 18ª colocação na tabela. Eram cinco gols marcados e 12 sofridos, entre os piores ataques e dono da terceira defesa mais vazada da Série A.

A chegada de António e sua comissão técnica mudou as coisas e fez o Cuiabá ter uma rápida evolução de desempenho e pontuação. Dos 22 pontos somados em 16 partidas, mais de 80% vieram entre as rodadas 7 e 16.

Dez jogos depois de anunciar o retorno do treinador, o Dourado está a três pontos de distância para o G-6 e a oito da zona de rebaixamento. Mais confortável na classificação, os comandados do treinador português encontraram o equilíbrio. O Auriverde balançou as redes adversárias onze vezes e foi vazado seis, média superior a um gol marcado, enquanto sofre 0,6 por confronto.

A boa fase eleva a expectativa de uma temporada com menor risco de alcançar a permanência na elite nacional. Se somar três pontos contra Internacional, fora, Flamengo, em casa, e Athletico, fora, o Cuiabá pode fechar o primeiro turno com a maior pontuação desde que estreou na Série A.

Melhor início de ciclo

De volta ao Cuiabá, António Oliveira bateu o aproveitamento obtido por Jorginho nas dez primeiras rodadas à frente do Dourado no Brasileirão de 2021. Na temporada em questão, o ex-técnico do time somou 16 pontos dos 30 disputados.

No ano passado, o próprio António conduziu o Dourado a 12 pontos nos dez primeiros jogos na Série A.

Alberto Valentim, Pintado e Ivo Vieira não chegaram a atingir esta quantidade de partidas no comando da equipe pelo campeonato nacional.

Próximo compromisso

Após vencer o São Paulo, o elenco auriverde teve folga no domingo e se reapresentou nesta segunda-feira. O Dourado visita o Internacional neste sábado, às 15h (de MT), no estádio Beira-Rio, pela 17ª rodada.

Para a partida, António Oliveira retorna ao comando à beira do campo depois de cumprir suspensão automática pelo acúmulo de cartões amarelos. O meia Pablo Ceppelini volta a ficar à disposição pelo mesmo motivo.

Em contrapartida, o treinador não pode contar com o atacante Jonathan Cafú, suspenso. Na linha defensiva, o zagueiro Vitão sofreu uma lesão muscular na coxa direita e deve ficar fora de combate no duelo contra o Inter.

O Cuiabá viaja para Porto Alegre na tarde desta quinta-feira. No dia seguinte, finaliza a preparação já no local da partida. (GE)