O Cuiabá tem 11 jogadores do atual elenco com término de vínculo contratual no fim deste ano. Por lei, os atletas estão ‘livres’ para assinar pré-contrato com outros clubes desde o início deste mês. Entre as peças, cinco frequentaram o time titular recentemente.
Remanescentes da campanha de estreia na Série A do Brasileiro, Marllon, Paulão, Uendel, João Carlos, Felipe Marques e Elton estão na lista. Os três últimos participaram diretamente, também, do acesso à elite nacional, conquistado em 2020. Somam-se a eles Igor Cariús, Daniel Guedes, Marcão, Valdívia e André, contratados no início deste ano.
As últimas movimentações da diretoria auriverde no mercado apontam para uma mudança no perfil de contratações, com foco em rejuvenescer o elenco. Dos 11 jogadores em questão, oito têm mais de 30 anos.
Empréstimos
Além das peças que pertencem ao Dourado, há outros seis atletas com vínculo de empréstimo até o fim de 2022: Camilo, Gabriel Pirani, Kelvin Osorio, Alesson, Everton e Jonathan Cafú. Dentre eles, o volante Camilo tem sido o mais utilizado, levando em consideração os últimos três técnicos do Dourado.
Já o meia-atacante Everton tem situação parecida com a do goleiro Walter na temporada passada. Ele pertence ao Grêmio, com quem tem vínculo até o fim desse ano. Portanto, ele já está apto para assinar pré-contrato, seja com o próprio Cuiabá ou qualquer outra equipe.
Everton, meia-atacante do Cuiabá, em ação contra o Fortaleza — Foto: AssCom Dourado
O atacante Alesson está cedido pelo Vila Nova e o acordo prevê opção de compra ao fim do empréstimo. O jogador de 23 anos começou a temporada como titular e chegou a ser vice-artilheiro da equipe no Mato-grossense, mas perdeu espaço no Brasileirão.
A exemplo de 2021, a diretoria auriverde deve tratar das possíveis renovações com os jogadores em fim de contrato apenas após o encerramento do Campeonato Brasileiro, pois a permanência na elite é considerada um fator influente neste processo. (Com GE)