Em um jogo de dois tempos distintos, o Cuiabá passou sufoco diante do Ação, na abertura das semifinais do Campeonato Estadual, na manhã deste domingo (02), na Arena Pantanal. O duelo foi intenso e muito ‘pegado’ especialmente no primeiro tempo, quando o time de Santo Antônio, jogando com raça surpreendente, fez forte pressão e teve ótimas chances para marcar.
Mas o time comandado pelo técnico Alberto Valentim mostrou mais eficiência e saiu de campo com a vitória de 2 a 0 com gols de Osman e Rafael Gava. Com esse resultado, o Cuiabá abriu boa vantagem para o jogo de volta que acontecerá no próximo domingo e apontará um dos finalistas do campeonato.
Primeiro tempo
A primeira parte do jogo na Arena Pantanal foi intensa e viu um Ação surpreendente, com maior volume de jogo, marcando em cima e assustando o time do Cuiabá. Jogando melhor e com marcação forte no campo do adversário, o time de Santo Antônio tomou a iniciativa e criou as primeiras oportunidades de gol com seu futebol rápido, atrevido e envolvente.
No entanto, no momento em que o Ação estava melhor na partida, o Cuiabá mostrou eficiência no seu primeiro ataque. Aos 6 minutos, Camilo chutou para o gol, a bola desviou em um zagueiro e chegou para Osman finalizar e abrir o placar: Cuiabá 1 a 0. Foi o primeiro gol dele com a camisa do Dourado.
O gol do Cuiabá não abalou o Ação que manteve a postura ofensiva e continuou agredindo, chutando e assustando. Enquanto o time do interior atacava, o Dourado se segurava atuando nos contra-ataques. E foi assim que, aos 18 minutos, teve sua segunda oportunidade. Josiel recebeu com liberdade e, no momento da conclusão foi travado por um zagueiro.
O Ação fez uma ótima jogada aos 25 minutos. Picachu foi lançado e chutou forte da intermediária por cima do travessão. Um minuto depois, foi a fez de Michel quase abrir o placar. Ele recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola passou raspando o travessão. Quase o gol.
Aos 40 minutos, Picachu quase marcou um golaço. Ele foi lançado na direita, driblou dois marcadores quase na linha de fundo e chutou na saída de João Carlos. A bola passou na boca do gol. O Cuiabá só voltou a ameaçar aos 44 minutos em jogada de contra-ataque. Osman recebeu no lado esquerdo e chutou para o gol. O goleiro do Ação apareceu bem para salvar seu time do segundo gol.
Nos instantes finais o time de Santo Antônio fez forte pressão. Aos 47 minutos, foi a vez de Dudu receber e bater com perigo à direita de João Carlos que já estava batido no lance. Quase o gol.
Segundo tempo
Na segunda parte, o Dourado voltou melhor posicionado e mostrando mais rapidez com a entrada de Auremir no lugar de Osman. E assim logo aos 3 minutos, ampliou o placar. Jonathan Cafu fez boa jogada pela direita e lançou Clayson que cruzou para a área encontrando Rafael Gava que bateu de primeira e colocou para as redes. Cuiabá 2 a 0. Após o gol, o time de Santo Antônio que até então estava muito bem na partida, sentiu o gol.
Com a temperatura mais alta na Arena e após um primeiro tempo muito intenso, o jogo caiu de produção com os jogadores aparentando cansaço. Assim, o jogo ficou morno e ambas as equipes tiraram o pé. No entanto, o Dourado passou a ter ligeiro domínio após a marcação de seu segundo gol. A partida esfriou e as equipes não tiveram mais criatividade. De um lado o Cuiabá já estava satisfeito com a vantagem e apenas procurou administrar o resultado. Do outro lado, o Ação cansado e sem energia não ameaçou mais. Aos 44 minutos, Raul ainda teve a chance de fazer o terceiro e chutou cruzado para fora. Picachu também desperdiçou boa chance aos 44 para o Ação. Mas o jogo ficou nisso.
Vantagem
Com essa vitória, o time do Cuiabá conquistou a vantagem para o jogo de volta – que acontecerá no próximo domingo, também na Arena Pantanal – e pode perder por até um gol de diferença.
Na outra semifinal, o time do Operário sai para enfrentar o Nova Mutum no estádio Valdir Wons, em jogo marcado para a próxima terça-feira (4). As duas equipes voltam a se enfrentar no sábado, na capital, onde será definido o primeiro finalista do campeonato.