As emoções sobre rodas estão de volta. Neste final de semana, dias 5 e 6 de dezembro, acontece em Cuiabá a quarta etapa do HEBS. O Cuiabá Hard Enduro já vai para sua terceira edição e diferente dos anos anteriores, onde o prólogo rolou em uma pista de super enduro, desta vez será tudo nas trilhas da região do Coxipó do Ouro. Para tentar evitar o clima tropical, característico da região e as chuvas, que podem impossibilitar a passagem por trechos que alagam muito rápido, tudo acontece muito cedo.

O primeiro dia de disputas acontece em um circuito de trilhas na região do Coxipó do Ouro, que está localizada entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães. O terreno é composto por rochas de arenito e trechos argilosos. Essas características aliado ao calor, tornam a etapa umas das mais desafiadoras do país.

Para Gustavo Furlaneto, organizador do Cuiabá Hard Enduro, a logística esse ano levou em conta as características do clima, que podem fazer toda diferença na prova.

 “Fizemos um formato em que os pilotos deverão dar várias voltas por trilhas de níveis técnicos de acordo com as categorias. Esse ano optamos por fazer o prólogo em trilha também. Na região, além do calor, as chuvas podem tornar as trilhas ainda mais difíceis, por isso optamos por fazer as largadas bem cedo”, finaliza Furlaneto.

Para o domingo, os pilotos saem cedo para as trilhas, onde serão desafiados em um circuito técnico. Com subidas de pedras soltas e descidas íngremes, aliado ao forte calor da região, os pilotos precisam cuidar da hidratação para suportar até o fim da prova.

Tiago Mergener chega a Cuiabá liderando a categoria gold. O gaúcho precisa garantir a vitória, para seguir firme em busca do título inédito na carreira.

Rigor, piloto KTM Pró Tork, vem motivado para etapa. O piloto que é tricampeão brasileiro de Hard Enduro, precisa vencer a próximas duas etapas para sonhar com o tetracampeonato.

O HEBS têm patrocínio da Mitas, Jarva Racing, BMS Racing, 3R motos e Bikes, Dirt Dad, JDR e Putonline.

Classificação do Campeonato após Terceira Etapa

GOLD

1º Tiago Mergener 72 pts
2º Ronaldo Poletto 58 pts
3º Marco Túlio Faria 50 pts

SILVER

1º Phillip Tadeu Oliveira      55 pts
2º Thyrso Carmona              50 pts
3º Tiago Teixeira 50 pts

BRONZE

1º Evandro Paiva                  50 pts
2º Luan Marques                  46 pts
3º Guilherme Silva           45 pts

NACIONAL

1º Augusto Toshiro 63 pts
2º Jonathan Dutra 57 pts
3º Kauan Arioli 43 pts

IRON

1º Ailton De Xavier 48 pts
2º Rodrigo Rodeghel 46 pts
3º Junin Daher 40 pts

SOBRE O HEBS

HEBS, Hard Enduro Brasil Series, é um campeonato nacional de Hard Enduro com as etapas de maior prestígio no Brasil. Ao todo são cinco etapas que passam pelos estados de SP, MG e Mato Grosso. Cada etapa possui sua identidade e regras de disputa. Amadores e profissionais disputam lado a lado corridas que misturam modalidades como Enduro, Super Enduro, Enduro Cross e Hard Enduro.

Serviço

Hard Enduro Brasil Series/Campeonato Brasileiro de Hard Enduro
Data:  05 e 06 de dezembro
Local: Cuiabá MT
Informações: www.hebs.com.br
Instagram hebs_br

4º Etapa do Big Trail Enduro Series

Nos dia 05 e 06 de dezembro, rola a penúltima etapa do BITES em Cuiabá MT. A região do Coxipó do Ouro será o ponto de partida para as disputas. A competição acontece em dois dias e ambos serão em trilhas da região.

Para o prólogo de sábado, diferente da última etapa que rolou em uma pista com obstáculos artificiais, os organizadores de Cuiabá prepararam um circuito de aproximadamente 7 km nas trilhas, onde os pilotos farão 2 voltas.

“Será uma excelente oportunidade para que os participantes conheçam o solo e a topografia característica da nossa região e possam fazer uma boa leitura a ser usada no domingo.” conclui Gustavo Furlaneto, organizador da etapa.

No segundo dia, para tentar driblar o calor e a chuva, os pilotos iniciam as disputas bem cedo. O percurso será de 35 km por trilhas e contam com trechos muito técnicos. O solo é composto de arenito e trechos argilosos que podem dificultar ainda mais caso chova na hora da competição. O clima tropical, quente e úmido, será outro fator dificultante para a vida dos pilotos.

A penúltima etapa de BITES pode ver alguns pilotos já saírem campeões. Destaque para o piloto Saul Zakkur e Yuri Zanferrari, das categorias Big e Big Light respectivamente, que bastam completar a prova para irem à última etapa com a mão na taça.

Daiane Gaia, única mulher a correr nesta etapa, pode sair com a liderança do campeonato na categoria Heavy Pró, motos acima de 1002cc.

Já na categoria Big Pró, a disputa está entre a KTM990 do piloto André Nogueira e Marcelo Gurgel com sua Africa Twin. Poucos pontos separam os pilotos e tudo pode acontecer nesta etapa.

CLASSIFICAÇÃO APÓS TERCEIRA ETAPA

Big Light

  1. Yuri Zanferrari – 75 pts

  2. Rosa Freitas – 38 pts

  3. Lucas Henrique Figueiredo – 22 pts

  4. Rafael Junho – 22 pts

  5. Thiago Cruz – 20 pts

Big

  1. Saul Zakkour – 50 pts

  2. Cecília Satomi Kondo – 40 pts

  3. André Buss de Vargas – 25 pts

  4. José Roberto Gallo de Oliveira – 22 pts

  5. Marcio Albuquerque – 22 pts

Big Pró

  1. Andre Philipp Paiva nogueira – 61 pts

  2. Marcelo do Amaral Gurgel – 53 pts

  3. José Américo Fiorillo – 44 pts

  4. Guilherme Petrine Signoretti – 40 pts

  5. Herbert Zgoda – 37 pts

Heavy Pró

  1. Vinicius José Lima – 72 pts

  2. Daiane Gaia – 60 pts

  3. Marcos Cesar Trepador – 47 pts

  4. Guilherme Peloso Araujo – 22 pts

  5. Rodrigo Bunagny – 18 pts

SOBRE O BITES

BITES, Big Trail Enduro Series, foi criado para ocupar uma lacuna, onde muitos amantes do Off Road e proprietários de Big Trail pudessem desfrutar de competições desenhadas exclusivamente para suas motos. Com o propósito de oferecer formatos variados a cada etapa, formando uma Série, assim como o HEBS já faz, mas sem o intuito de ser um Hard Enduro para Big Trail.

Atualmente o BITES conta com 5 categorias: Big Light (248cc a 599cc); Big (600cc a 750cc); Big Pró (751cc a 1000cc); Heavy Pró (Acima de 1000cc) e a categoria Turismo, para os amantes de Big Trail que gostam de desfrutar de um passeio Off Road, sem a pressão de uma corrida.