A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá confirmou que o município já registrou três casos da Influenza A – H3N2 durante este mês de dezembro. O vírus que circula entre os meses de outono e inverno, já matou cinco pessoas no estado do Rio de Janeiro neste ano.

A SMS informou ainda que há aumento de pacientes procurando as unidades de saúde com síndromes gripais nas últimas semanas, mas ressalta que a maioria dos casos que têm surgido são de síndromes gripais não graves.

Por enquanto, o número de casos ainda é pequeno na Capital e não é considerado surto.

Apesar disso, a pasta reforça que os cuidados a serem adotados são os mesmos já intensamente divulgados quanto à covid-19, com uso de máscara, lavagem constante das mãos e distanciamento social, já que ambas as doenças se tratam de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

A pasta destaca ainda que o trabalho de prevenção à gripe é feito através da campanha de vacinação, realizada nas unidades básicas de saúde, que já ultrapassou 75% do público-alvo.

Por fim, a secretaria orienta à população que, em caso de sintomas, sempre procure atendimento médico para avaliação, tratamento e notificação.