Uma grande massa de ar quente e seco ganha força ao longo desta semana em Mato Grosso e a Capital deve registrar seu dia mais quente do ano nesta quarta-feira (23), quando é esperada uma máxima de 42ºC. A temperatura mínima deve ficar na casa dos 24ºC, segundo o Instituto Clima Tempo. Por enquanto, o recorde de calor neste ano em Cuiabá é de 40,4ºC, registrado no último dia 10. De acordo com o órgão, apesar de ser inverno, o calor intenso é uma condição comum nesta época do ano para a região.

Nesta segunda, os cuiabanos acordaram com os termômetros marcando 22ºC. Mas, ao longo do dia, o calorão deve tomar conta da cidade, com previsão de 39ºC para às 16h. Será um dia de sol entre poucas nuvens.

Para terça, a expectativa é que seja um dia claro, sem nuvens, com as temperaturas variando entre os 24ºC e os 41ºC. Na quinta, depois do recorde de calor, a previsão é de 25ºC de mínima e máxima de 40ºC.

A semana se encerra com possibilidade de pancadas de chuva nos turnos da tarde e da noite, amenizando um pouco o calorão. Na sexta, a temperatura não ultrapassará os 36ºC. Já a mínima fica em torno de 25ºC.

Ao longo de toda semana, os cuiabanos também deverão ficar atentos à péssima qualidade do ar, com índices de umidade do ar variando entre os 15% e 20%, valores considerados de alerta para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isto, é essencial que as pessoas bebam bastante líquido, evitem a exposição ao sol nas horas mais quentes ao dia, hidratem a pele e usem umidificadores de ambiente.

(HNT)