O Cuiabá promete brigar por vaga à Conmebol Libertadores nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Mas para conquistar a histórica e inédita classificação na principal competição da América do Sul, o Dourado terá de contrariar as estatísticas.

A equipe mato-grossense ocupa atualmente o nono lugar do Brasileirão, com 47 pontos, dez a menos que Flamengo (5º) e Atlético-MG (6º) – ambos estão na faixa de “pré-Libertadores”. De acordo com o Espião Estatístico, a chance de o Auriverde terminar no G-6 é de apenas 0,22%.

Internamente, elenco e comissão técnica acreditam na possibilidade.

– A gente costuma levar por etapas. O primeiro objetivo da permanência foi conquistado e a gente vai continuar trabalhando a todo vapor para que os demais objetivos venham a ser conquistados. A Sul-americana é um deles e a pré-Libertadores também. Temos sonho ainda, estamos trabalhando forte para isso e eu creio que é possível, se a gente continuar no mesmo empenho – disse o zagueiro Allyson em entrevista exclusiva ao ge.

– Onde há oportunidade, ainda há esperança. A gente sonha com isso e cremos que é possível – completou.

Para alcançar o ambicioso desejo, o Cuiabá precisa vencer seus quatro jogos restantes e torcer para tropeços dos concorrentes – o Athletico, que está uma posição acima, é um deles. Entre as rodadas restantes, há confrontos diretos contra Flamengo e justamente o Furacão.

Briga por G-6 no Brasileirão — Foto: Reprodução

Briga por G-6 no Brasileirão — Foto: Reprodução

Outra possibilidade é que o Fluminense, atual campeão da América, entre no G-6, transformando-o automaticamente em G-7. O Tricolor das Laranjeiras está em oitavo, com os mesmos 47 pontos, mas com um jogo a menos. Isso, ao menos teoricamente, tornaria a briga do Dourado mais acessível.

Mesmo que não vá à Liberta, o Dourado deve voltar a disputar um torneio continental, já que a probabilidade de classificação para a Copa Sul-Americana é de 99%, conforme cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Agenda do Cuiabá

  • São Paulo x Cuiabá – 26/11 – 17h30 – Morumbi
  • Cuiabá x Internacional – 29/11 – 19h – Arena Pantanal
  • Flamengo x Cuiabá – a definir
  • Cuiabá x Athletico – a definir

(GE)