Jogando com reservas e garotos da base, o Palmeiras não tomou conhecimento do Cuiabá, na noite desta terça-feira. Em plena Arena Pantanal, com 26 mil torcedores presentes (público recorde do Cuiabá no Brasileirão), o Verdão bateu o Dourado por 3 a 1, com gols de Giovani, Gabriel Silva e Gabriel Veron. O Cuiabá, que teve domínio da partida, especialmente no segundo tempo e apresentou muitas falhas, duas delas mortais de Paulão, descontou com gol de Alan Empereur.
O resultado foi péssimo para o time cuiabano que caiu para a 15ª colocação e está a duas posições do Z-4, com diferença de apenas 3 pontos. Mais do que a derrota para um time reserva, o resultado pressiona fortemente o Cuiabá na reta final do Brasileirão e ainda afasta a equipe pela disputa de uma vaga na Sul-Americana. O time do Dourado saiu de campo reclamando de um pênalti não marcado sobre Elton que poderia ter mudado a história da partida.
Primeiro tempo
Cuiabá e Palmeiras fizeram um primeiro tempo animado com boas oportunidades de gol para ambos os lados. O Dourado teve o dobro de finalizações do Palmeiras, mas os visitantes foram mais eficientes. Embora jogando com um time de garotos da base e reservas, o Verdão mostrou futebol e foi para cima em busca da vitória. Já o Cuiabá, que prometeu seu ‘jogo da vida’, não se acertou bem em campo e apresentou falhas importantes.
Logo em sua primeira finalização, aos 3 minutos, o Palmeiras abriu o placar. Michel faz o lançamento da zaga, pela direita, para Gabriel Silva no campo de ataque. Paulão olha para Walter, que olha para Paulão e nenhum vai na bola. O camisa 49 do Palmeiras arranca, ganha de Paulão na velocidade, dribla Walter e marca. O Palmeiras abre o placar na Arena.
Em desvantagem no placar, o Cuiabá se arriscou e saiu em bloco para o ataque. Assim, criou chances com Pepê e Jenison. Em uma delas, aos 14 minutos, Jenison chutou forte e a bola passou por cima do travessão, com perigo. Aos 19 minutos, Pepê tabela com Jenison na intermediária do ataque e bate firme de esquerda, de primeira. Vinicius Silvestre faz boa defesa em dois tempos.
O Palmeiras pouco chegava, mas, quando fazia, levava muito perigo. E a história se repetiu. Aos 29 minutos, Gabriel Menino recebe o lançamento no campo de ataque e dá uma casquinha na bola para trás de cabeça. Giovani domina e sai em velocidade. O atacante puxa para o meio, avança com qualidade e bate colocado, de esquerda, no canto do gol de Walter. Palmeiras 2 a 0.
Segundo tempo
O jogo seguiu animado. O Palmeiras, mesmo pouco entrosado, tinha em Gabriel Menino um bom criador e o time assustava em jogadas pelos flancos, principalmente com Vanderlan que entrou muito bem no lugar de Victor Luís no intervalo. O Cuiabá, por sua vez, começou a ter chances claras, com Lucas Hernández e Clayson, mas que pararam em ótimas defesas de Vinícius Silvestre.
No fim, a pressão do Cuiabá foi grande, o auxiliar Martins colocou cinco garotos da base e ainda foi expulso por reclamar com a arbitragem. E aos 43 Vinícius fez a defesa do jogo em cabeçada de Paulão. Na bola cruzada para a área, o zagueiro desviou e o arqueiro foi no cantinho buscar e evitar o empate do Dourado.
Aos 30 minutos, ainda teve um lance polêmico: Renan afasta errado a bola da área, e na sequência, João Paulo toca no meio. Kuscevic divide com Elton, e o atacante tenta avançar tirando do goleiro, mas é derrubado pelo goleiro. Cuiabá pede pênalti. Na central do apito, os comentaristas afirmaram que a penalidade deveria ter sido marcada.
Nos acréscimos, quando o Cuiabá era todo pressão, o Palmeiras puxou um contra-ataque mortal. Verón recebe pela esquerda e chuta de longe, atingindo a gaveta do gol de Walter: um golaço. E o placar estava fechado em 3 a 1 para os visitantes. Por tirar a camisa na comemoração, Verón foi expulso, mas o jogo já estava terminando e o time não foi prejudicado.
A noite foi ruim para o Cuiabá em todos os aspectos. Além da derrota feia para um time de reservas e ficar ainda mais próximo do Z-4, viu um adversário direto triunfar na rodada. O Juventude venceu o Bragantino por 1 a 0 e ultrapassou o Dourado, que vai ter que sair na busca de 3 pontos para não ser rebaixado.
Confira os melhores momentos da partida
Próximos jogos
O Cuiabá volta a campo nesta sexta-feira para enfrentar o Athletico Paranaense em jogo válido pela 35ª rodada. A partida está agendada para as 18 horas (horário de MT), na Arena da Baixada, em Curitiba. Já o Palmeiras joga no dia 6 de dezembro (segunda-feira), às 19 horas (horário de Brasília), contra o Athletico na Arena da Baixada.
CUIABÁ 1 X 3 PALMEIRAS
Campeonato Brasileiro – 36ª rodada
Data: 30/11/2021
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
CUIABÁ: Walter; João Lucas, Paulão, Alan Empereur e Uendel (Lucas, no Intervalo); Camilo, Pepê (Jonathan Cafu, aos 21′ do 2ºT)e Rafael Gava (Cabrera, aos 30′ do 2ºT); Clayson, Max (Felipe Marques, no Intervalo) e Jenison (Elton, aos 11′ do 2ºT). Técnico: Jorginho
PALMEIRAS: Vinícius Silvestre, Michel, Kuscevic, Renan e Gustavo Garcia (Lucas Freitas, aos 38′ do 2ºT); Gabriel Menino (Fabinho, aos 35′ do 2ºT), Matheus Fernandes (Pedro Bicalho, aos 35′ do 2ºT), Victor Luís (Vanderlan, no Intervalo) e Verón; Gabriel Silva e Giovani (Kevyn, aos 27′ do 2ºT. Técnico: Abel Ferreira
Gols: Gabriel Silva, aos 3′ do 1ºT (0-1); Giovani, aos 29′ do 1ºT (0-2); Alen Empereur, aos 36′ do 2ºT (1-2); Verón, aos 46′ do 2ºT (1-3)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Sidmar dos Santos Meurer (GO e PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Uendel, Rafael Gava, Empereur (CUI); García, Verón (PAL)
Cartão vermelho: João Martins (PAL, aos 39′ do 2ºT), Veron, (PAL, aos 46′ do 2ºT )
Público: 26.612
Renda: 1.499.435,55
Confira a classificação atualizada do Brasileirão