A derrota para o Fortaleza deixou a situação do Cuiabá ainda mais complicada no Brasileirão. Segundo o Espião Estatístico, a chance de permanência na Série A caiu para 18,61%. Para se salvar do rebaixamento, o Dourado precisa ter um aproveitamento de líder até o fim do campeonato.
Com 11 jogos para disputar, ainda restam 33 pontos disponíveis. Considerando a pontuação mágica na marca de 45, estipulada como segura pelo Espião Estatístico, o Cuiabá tem que somar mais 22 pontos para ter grandes chances de se manter na elite nacional.
Para isso, o time auriverde precisa somar 66% da pontuação possível nas rodadas finais da Série A. Neste momento, somente Botafogo, Palmeiras e Fortaleza têm aproveitamento semelhante no campeonato.
Até a 28ª rodada, o Cuiabá acumulou cinco vitórias em 27 jogos – há uma partida atrasada contra o Vasco. Para se salvar do descenso, o Dourado teria que vencer pelo menos seis duelos dos 11 que faltam, além de alguns empates, para a probabilidade de permanência aumentar.
Nas últimas temporadas, a menor pontuação de uma equipe não rebaixada foi 39 pontos. Com isso, a média recente do “número mágico” está em torno de 42. De qualquer maneira, para alcançar esta marca projetada, o clube mato-grossense precisa ter um aproveitamento próximo ao do Flamengo, por exemplo.