A 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, disputada esta semana, definiu a sorte de algumas equipes que ainda sonhavam com o acesso à Série B, a exemplo do Cruzeiro que foi derrotado pelo Juventude (1×0), neste sábado e suas últimas esperanças foram por água abaixo. A competição está na reta final, só faltando três rodadas.
Para o Cuiabá, essa rodada apresentou resultados importantes e viu a equipe elevar para 97% as chances de acesso, após a goleada sobre o Guarani (4×0) e o tropeço do CSA, que era o quarto colocado e perdeu a posição para o Juventude. O acesso à elite nunca esteve tão perto e o Cuiabá está muito próximo de fazer história novamente. A matemática simples aponta que o acesso pode vir no próximo jogo, com duas rodadas de antecedência.
Elenco do Cuiabá durante treinos
Acesso pode vir na próxima rodada
O próximo desafio do Cuiabá é o Paraná em jogo marcado para a terça-feira (19), às 20h30 (horário de MT), na Vila Capanema e o acesso pode ser comemorado ao final desse confronto. Para isso, basta o Cuiabá vencer e, um pouco mais cedo, no mesmo dia, o CSA, um de seus concorrentes perder ou empatar. Isso porque o Cuiabá tem 58 pontos e, se vencer, vai a 61. Como o CSA que é o quinto colocado (o primeiro fora do G-4) tem 53, no caso de uma derrota, poderá chegar a no máximo 59 pontos. É mais do que o suficiente para o Dourado desembarcar, na manhã da próxima quarta-feira, no aeroporto Marechal Rondon sob muita festa de sua torcida.
O CSA terá pela frente o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. O time do interior paulista luta desesperadamente contra o rebaixamento e subiu de produção nos últimos jogos. Vai fazer o jogo da vida e pode dar a chance do acesso com duas rodadas de antecedência para o Cuiabá.
Um empate diante do Paraná, time que luta para sair do Z-4, não seria um mal resultado para o Dourado que ainda teria dois ‘matchs points’ para se garantir. O adversário seguinte é o Sampaio Corrêa, na próxima sexta-feira (20h30, de MT), na Arena Pantanal. A equipe encerra sua participação na Série B 2020 jogando contra o CRB, no dia 30, no estádio Rei Pelé. A equipe cuiabana deve enfrentar esses dois adversários fora do Z-4 e sem condições de acesso.
Chances muito reais de acesso
De acordo com o site especializado infobola, o Cuiabá reúne 96% de chances de subir para a Série A. Já o site do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, coloca o Dourado com 97,3% de possibilidades de subir para a elite do futebol brasileiro.
Confira as chances de acesso segundo o Infobola (atualizada neste sábado, 16)
Chances de acesso conforme o Instituto de Matemática da UFMG
NA ELITE – A elite do futebol brasileiro já tem definidos dois novos representantes para a temporada 2021. Na terça-feira (12), América-MG e Chapecoense conquistaram os resultados que precisavam na 34ª rodada, e contaram com tropeços de CSA e Juventude para garantir acesso à Série A por antecedência.
Agora, cinco times lutam por duas vagas nas quatro rodadas restantes: Cuiabá, Juventude, CSA, Operário-PR e Avaí. As equipes do Sampaio Corrêa, Ponte Preta e Guarani, têm chances remotíssimas e dependem de campanhas perfeitas e ainda derrotas consecutivas dos adversários que estão acima na tabela.
Na liderança, o América mineiro foi o primeiro a sacramentar retorno ao Brasileirão (de onde caiu em 2018), após empatar em 0 a 0 com o Náutico, em Recife (PE) e chegar aos 67 pontos.
É o quarto acesso americano na era dos pontos corridos da segunda divisão, o que o torna recordista de ascensões ao lado de Sport e Avaí. A Chape precisava vencer o Figueirense: ganhou por 2 a 1, na Arena Condá, e chegou a 66 pontos. Os dois times não podem ser ultrapassados pelo CSA (5º, com 53 pontos).
Já na briga contra o rebaixamento, o lanterna Oeste que venceu o Cruzeiro na rodada passada, caiu oficialmente neste sábado (16) ao ser derrotado pelo Confiança. Botafogo-SP, Paraná, Náutico, Vitória e Figueirense disputam a permanência. O Bota, com 34 pontos, tem mais de 90% de possibilidades de rebaixamento.
Confira a classificação atualizada da Série B