O Cuiabá está eliminado da Copa do Brasil 2021. Jogando contra o modesto 4 de Julho da cidade de Piripiri (PI), o Dourado parou na trave e acabou derrotado por 5 a 4 na cobrança de pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado sem gols. O Cuiabá criou poucas oportunidades e só melhorou nos instantes finais quando perdeu boas oportunidades e acertou o travessão. Com esse resultado, o time do Piauí avança para a terceira fase da competição.
Ao final do jogo, o Globo Esporte deu grande destaque à classificação do time do Piauí, como um feito histórico: A Copa do Brasil viveu nesta quinta-feira um dos seus episódios mais simbólicos na sua edição em 2021. O modesto 4 de Julho, da Série D do Campeonato Brasileiro, bateu o Cuiabá, que está atualmente na elite do futebol nacional, na 2ª fase da Copa do Brasil. O time do interior do Piauí conseguiu segurar o adversário com um empate em 0 a 0 no tempo normal e escreveu seu nome na história da competição poucos minutos depois, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina: venceu por 5 a 4 na disputa de penalidades com direito a defesa bem-sucedida de Jailson e cobrança da classificação nos pés do goleiro colorado. Com o feito inédito, o Gavião embolsa R$ 1,7 milhão e aguarda sorteio para conhecer seu próximo rival.
Primeiro tempo
Como era de se esperar, o Cuiabá encontrou dificuldades e muita resistência do 4 de Julho, jogando em Teresina. Jogando em um gramado muito castigado, a equipe comandada por Valentim não conseguiu a ter a posse de bola e pouco criou no primeiro tempo.
Para piorar, logo aos 10 minutos, o Cuiabá ficou sem seu artilheiro Elton que sentiu uma lesão muscular e deixou o gramado mancando. Em seu lugar, entrou Josiel. O Dourado bem que tentou fazer pressão. Até os primeiros 25 minutos, o Cuiabá era quem chegava mais ao campo de ataque. Na defesa, Gilmar e Marcelo têm livrado as bolas altas. Aos 27 minutos, a primeira boa chegada do Colorado, com Chico Bala na esquerda. A jogada envolveu Esquerdinha e Etinho, mas o chute acabou dando escanteio.
O Dourado respondeu aos 33 minutos com Josiel. Ele arriscou chute cruzado da ponta direita e assustou o goleiro Jailson com finalização forte. E o primeiro tempo ficou nisso.
No intervalo, o policiamento da partida tirou um representante do Cuiabá do estádio. Segundo informou a PM, o membro do clube estava em um área que não podia ficar. O árbitro já havia falado durante o jogo para retirar membros do Cuiabá que estavam na arquibancada, área fechada.
O membro da delegação do Cuiabá reclamou da forma agressiva da polícia, no entanto a PM explicou que ouve resistência do profissional para sair.
Segundo tempo
O Cuiabá voltou com melhor postura na segunda parte. E já aos 6 minutos, teve seu melhor momento da partida até aqui. Elvis cobrou falta com a perna direita com destino ao cantinho. O goleiro Jailson faz uma boa defesa e evita o que seria o gol do Cuiabá.
Com boa marcação, o 4 de Julho fechou as infiltrações do Cuiabá. Como resultado, o jogo diminuiu o ímpeto. O colorado fazia seu jogo e encontrava espaços para trabalhar a bola e chegar com perigo ao gol de Walter.
A partir dos 35, o Cuiabá cresceu e passou a criar mais oportunidades de gol. Faltava a finalização. E em outra cobrança de falta, quase o Dourado abriu o placar. Elvis chutou forte e obrigou o goleiro do 4 de Julho a fazer outra boa defesa. Na sequência, o time da casa puxou um contra-ataque perigoso, salvo pela defesa do Dourado. O jogo enfim esquenta.
Aos 41 minutos, Elvis recebeu na intermediária e chutou forte. A bola explodiu no travessão após leve desvio. Aos 45 minutos, o Cuiabá teve a bola do jogo. Após bate rebate na área, a bola sobrou para Clayson sozinho na marca do pênalti. Ele chutou por cima do gol, desperdiçando ótima chance. A bola não entra e a definição foi para a loteria dos pênaltis.
Pênaltis
Na cobrança de pênaltis, Gava, Uendel, Clayson e Elvis marcaram e Marlon desperdiçou sua cobrança para o Cuiabá. Já o 4 de Julho foi perfeito nas cobranças convertendo todas com Hiltinho, Ted Love, Marcelo, Esquerdinha e o goleiro Jaílson. Final: 5×4.
Com esse resultado, o Cuiabá está eliminado na Copa do Brasil e perde a quantia de R$ 1,7 milhão por não ter se classificado. Do outro lado, o adversário, que fez história na Copa do Brasil, comemora como se tivesse ganho um título.