Sem criatividade no meio-de-campo e inoperante no ataque, o Cuiabá pagou caro o preço da covardia e foi derrotado pelo Ceará, na Arena Castelão, na noite deste domingo, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Vozão foi marcado pelo zagueiro Messias, de cabeça, no início do segundo tempo, numa falha coletiva da defesa do Dourado.

Caso tivesse mais coragem, principalmente no primeiro tempo, quando o jogo estava 0 a 0, por certo o Cuiabá teria melhor sorte, na partida disputa em Fortaleza. Ao invés de adiantar as peças, para ocupar os espaços cedidos pelo Vozão, por orientação de Jorginho, o Dourado raramente passava do meio-de-campo e não ameaçava a meta do goleiro João Ricardo.

No Cuiabá, mais uma atuação de gala do goleiro Walter, o melhor em campo. Ele foi responsável pelo placar não ser maior, com direito a defender pênalti cobrado pelo atacante Cleber.

Os estudos estatísticos indicam que faltam cinco pontos para o Cuiabá assegurar a permanência no Brasileirão da Série A, para 2022.

Desde o  começo do jogo, no Castelão, o Ceará partiu pra cima. Porém,  antes do primeiro minuto, o Cuiabá já deu a primeira finalização em direção ao gol, com Jenison. O Ceará respondeu rápido, com Fernando Sobral finalizando por cima.

As melhores oportunidades do Vozão foram com Jael, quase sempre de cabeça, mas o centroavante não aproveitou. Vina ficou muito perto de abrir o placar, aos 22 minutos, em chute que raspou a trave de Walter.

“Estou ali para tentar evitar o gol, mas na cabeçada não tive o que fazer. Foi um jogo difícil, mas poderíamos sair no mínimo com um empate, para deixar o Ceará mais para baixo. Estamos com uma pontuiação elevada, mas nao podemos deixar para depois. Temos que fazer jus nos próximos jogos para eliminar a zona de rebaixamento”, justificou o goleiro Walter, melhor do jogo.

“Sabíamos da dificuldade da partida. A equipe deles jovou fechada e tentando sair no contra-ataque. Tivemos paciência para não ir para cima de qualquer jeito. Então, ouvimos o que o [técnico] Tiago Nunes pediu e  saímos com a vitória”, argumentou o volante  Fabinho, do Vozão.

“A gente sabia que eles são muito fortes. Estivemos pecando na hora de ficar com a bola. Fizemos um bom primeiro tempo e, depois que levamos o gol, tivemos dificuldade em reagir. Agora é melhorar para os próximos jogos,  para sair com o resultado positivo”, observou o meia Pepê, que ficou apagado na partida.

 

Próximos embates

O Ceará enfrenta o Athletico-PR na quarta-feira (10), às 18h30, fora de casa. O Cuiabá encontra o Corinthians no dia 13, fora de casa, às 21 horas.

 

Homenagem à Marília Mendonça

Antes do jogo e no intervalo, a cantora Marília Mendonça foi homenageada na Arena Castelão, em Fortaleza.
(Colabroou Darwin Júnior – Da Editoria de Esportes)